Câmbio:

Idiomas:

Capital europeia passará a tributar hóspedes estrangeiros a partir de 2026

IMG 20250210 WA0036 Capital europeia passará a tributar hóspedes estrangeiros a partir de 2026
Castelo de Edimburgo (Beatriz do Vale/M&E)

Quem viajar para a capital da Escócia a partir do dia 24 de julho do ano que vem, terá que pagar uma nova taxa de hospedagem. A tarifa será de 5% adicional ao valor do pernoite, com limite de cobrança de até cinco noites seguidas em hotéis, pousadas, hostels, casas de hóspedes ou qualquer outro tipo de acomodação que ofereça pernoite. No caso, a cobrança ficará sob responsabilidade dos administradores dos estabelecimentos, que deverão repassar o valor às autoridades.

Com a medida, Edimburgo será a primeira cidade do Reino Unido a adotar esse tipo de tributação, seguindo uma tendência de outros destinos europeus.

A expectativa do governo é arrecadar cerca de 50 milhões de libras por ano, repassando esse valor para fortalecer a economia de forma planejada e sustentável, além de minimizar os impactos do turismo na região e preservar o patrimônio da cidade, conhecido por suas construções históricas.

Além disso, segundo o próprio governo, os turistas também vão se beneficiar com melhorias na infraestrutura oferecida aos visitantes de Edimburgo.

Oposição

A tributação dividiu opiniões, mas tanto os moradores (56%) quanto as empresas da cidade (51%), foram maioria em apoiar a medida. Porém, 61% dos visitantes entrevistados foram contra ou achavam que a taxa deveria ser menor.

Em 2023, Edimburgo recebeu quase 5 milhões de viajantes, entre domésticos e internacionais, que pernoitaram na cidade e gastaram mais de 2 milhões de libras com o destino.