Câmbio:

Idiomas:

Parque Ecológico Rio Formoso é o primeiro atrativo turístico “lixo zero” do Brasil

Foto de Rafael Torres

Rafael Torres

Publicado - 21/03/2025 - 17:45

WhatsApp Image 2025 03 21 at 16.03.46 Parque Ecológico Rio Formoso é o primeiro atrativo turístico “lixo zero” do Brasil
Parque Ecológico Rio Formoso (Divulgação/BCVB)

O Parque Ecológico Rio Formoso, localizado em Bonito, é o primeiro atrativo turístico a receber a certificação do Instituto Lixo Zero Brasil. Com o comprometimento de toda sua equipe, e a conscientização de todos os turistas, parceiros e fornecedores, deram um passo importante, através de boas práticas de sustentabilidade, se tornando uma grande referência no quesito gestão de resíduos sólidos, onde mais de 90% do lixo gerado é devidamente controlado, tratado e separado para reciclagem e compostagem. A certificação vai ao encontro da meta do Estado de Mato Grosso do Sul em ser reconhecido internacionalmente como território Carbono Neutro.

Distante 7 km do centro de Bonito, o Parque oferece ao público diversas atividades ao ar livre, proporcionando uma experiência incrível em contato com a natureza. Por diversas vezes recebeu o prêmio Travellers Choice do Trip Advisor, que os coloca entre os 10 melhores do mundo, considerando a opinião de quem realmente os visitou. O empreendimento também faz parte do seleto grupo que possui o selo da ABNT NBR ISO 21101, Norma Internacional de Gestão da Segurança em Ecoturismo e Turismo de Aventura.

26bc9f62 580e 49f5 b84a cf94d0a09f93 Parque Ecológico Rio Formoso é o primeiro atrativo turístico “lixo zero” do Brasil
Secretário de Meio Ambiente de MS, Artur Falcette, e o empresário Bruno Leite (Divulgação)

O empresário Bruno Leite, atual gestor do atrativo, comemora a conquista e realça que sendo um passeio de ecoturismo, o Parque Ecológico Rio Formoso busca em cada ação minimizar os impactos ambientais, proteger a rica biodiversidade que o cerca e inspirar os visitantes e parceiros a adotarem práticas mais sustentáveis em suas vidas. O envolvimento da comunidade pelo zelo do bioma é uma das premissas do empreendimento.

O gestor reforça que o Rio Formoso é um rio de classe especial e que, impedindo que os resíduos mal descartados cheguem aos córregos e impacte o rio, estamos garantindo que as próximas gerações possam dispor das mesmas condições ambientais que usufruímos hoje. Ressalta também a importância da compostagem, prática responsável pelo lixo orgânico virar adubo, para o reflorestamento da região: “com a destinação correta, apenas 8% do lixo gerado são destinados ao aterro”.

Para o secretário-executivo de Meio Ambiente do Estado, Artur Falcette, a certificação Lixo Zero é resultado de um trabalho muito bem elaborado: “o impacto é muito positivo não só no controle desses resíduos, reduzindo riscos de contaminação, mas na qualidade do atrativo e na agenda de meio ambiente do Estado”, destacou.