
Sempre em busca de aprimorar seu produto, a Costa Cruzeiros se prepara para o futuro, pois sabe que ao longo do tempo mudanças são inevitáveis. Ao observar o comportamento dos passageiros a bordo, existem diferenças importantes que podem ser pontuadas quanto à nacionalidade de cada um deles.
Para Luigi Stefanelli, vice-presidente Mundial de Vendas da Costa Cruzeiros, entre europeus, sul-americanos e brasileiros, por exemplo, ele aponta que “o prazer em relação às atividades de entretenimento” é um ponto crucial para montar as programações do cruzeiro. “Em geral, o tipo de experiência para os europeus talvez seja um pouco mais relaxado, especialmente quando se trata do Brasil. Então temos que personalizar o produto de algum outro ponto de vista”, explicou.
A maioria da parte gastronômica é voltada para o local do cruzeiro. Se o roteiro passa pela Europa, as opções do menu serão diferentes do que é feito pela América do Sul. “Nós buscamos sempre adaptar nosso cardápio ao negócio local, e isso é algo que está nos ajudando a exceder as expectativas do cliente”.
Satisfação dos clientes em primeiro lugar
Mesmo com um DNA europeu, a Costa Cruzeiros tem usado como estratégia decifrar qual a preferência dos passageiros daquele tipo de mercado, naquele cruzeiro. “Gostamos de dedicar tempo ao conhecimento do lugar e os valores”, complementou o vice-presidente.
E isso vale para outros quesitos, não só gastronomia, pois cada mercado tem sua própria preferência: “Podemos resumir em talvez uma palavra cada local. Ásia, compras. Europa, descoberta. América do Sul, entretenimento. Digamos que a gastronomia sempre desempenha um papel fundamental em qualquer lugar que você esteja, e esse é um dos desafios de uma perspectiva operacional. Mas uma vez que você começa a ter os membros da tripulação acostumados a esse tipo de produto, você tem sucesso”.
“Nunca é fácil chegar a uma única nacionalidade sem perder sua identidade. E ao longo das décadas, a Costa tem feito isso bem, mantendo nossa herança e nossas raízes italianas, sem perdê-las, mas ao mesmo tempo, tentando satisfazer as necessidades locais. Muitas pessoas de outros países vêm aqui e não gostam, mas muitas se apaixonam”, complementou Luigi.
Na América do Sul, especificamente no Brasil, a Costa Cruzeiros tem desenvolvido novos conceitos ao longo dos anos. “É um sinal claro de comprometimento da empresa com este país”.
*O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA