(Ana Azevedo/M&E)
Com um saldo positivo na edição deste ano, a organização já inicia os preparativos para a edição de 2026 (Ana Azevedo/M&E)

CURITIBA – A Expo Turismo Paraná 2025, promovida pela Associação Brasileira de Agências de Viagens do Paraná (Abav-PR), chegou ao fim nesta sexta-feira (28), consolidando-se como um dos principais eventos do setor no estado. Durante os dois dias de feira, o evento reuniu cerca de 5 mil visitantes, incluindo 2 mil agentes de viagens, e contou com a participação de 120 expositores, reforçando seu papel no fortalecimento do turismo paranaense e batendo recorde de público.

“A Expo Turismo Paraná é fundamental para fortalecer o setor e possibilitar novas parcerias. Nossa expectativa é que, com o engajamento dos profissionais, o turismo no estado siga crescendo e se consolidando”, afirmou presidente da Abav-PR, João Alceu Rigon.

A presença de caravanas nacionais e internacionais ampliou as oportunidades de networking e de negócios, com destaque para expositores do Paraguai e de diversas regiões do Brasil. Além disso, a retomada da participação do Rio Grande do Sul com estande próprio e a volta da Maral Tours após anos de ausência foram pontos celebrados pelos organizadores.

João Alceu Rigon, presidente da Abav-PR
João Alceu Rigon, presidente da Abav-PR (Ana Azevedo/M&E)

“Eventos como este mostram o potencial do Paraná no turismo nacional e internacional. Seguimos trabalhando para aprimorar nossa estrutura e atrair cada vez mais visitantes ao estado”, disse o secretário de Turismo do Paraná, Leonaldo Paranhos.

A programação incluiu palestras e painéis com especialistas do setor, abordando temas como tendências de mercado, inovações tecnológicas e legislação turística. Bianca Coscia, da Send Pulse, Raquel Pasini, do Centro Europeu, e Dr. Marcelo Oliveira, da Abav Nacional, foram alguns dos destaques da grade de conteúdo.

Na Arena Show Gastronómica, organizada pela Secretaria Estadual do Turismo em parceria com a Abrasel, renomados chefs prepararam pratos típicos do Paraná, proporcionando aos visitantes uma experiência sensorial que valorizou a cultura e a culinária regional.”Curitiba se consolida como um dos principais destinos turísticos do Brasil, e iniciativas como a Expo Turismo Paraná são essenciais para ampliar nossa visibilidade e gerar novos negócios”, afirmou o prefeito de Curitiba, Eduardo Pimentel.

Com um saldo positivo, a organização já inicia os preparativos para a edição de 2026, prometendo ainda mais novidades e oportunidades para o setor turístico. “Começamos a planejar a próxima edição já em abril, com o objetivo de superar as expectativas e continuar impulsionando o turismo no Paraná”, concluiu Rigon.

Confira abaixo a cobertura completa da feira.

Cobertura Expo Turismo Paraná

GALERIAS