
O setor de viagens corporativas fechou fevereiro de 2025 com faturamento de R$ 1,012 bilhão, ligeiramente abaixo (1,41%) em relação ao mesmo mês de 2024, que registrou R$ 1,027 bilhão. No primeiro bimestre, o faturamento foi de R$ 2,059 bilhões. O destaque no período foi o desempenho de Cruzeiros, que faturou R$ 355 milhões, 157% acima de janeiro do ano passado, ante os R$ 138 milhões do mesmo mês em 2024.
Os dados são do estudo mensal realizado pela Associação Brasileira de Agências de Viagens Corporativas (Abracorp) junto a seus associados, que considera 11 setores da cadeia.
“Historicamente, os dois primeiros meses ainda apontam para um ajuste no mercado corporativo. Nesse momento, ainda mais porque a Petrobras acabou de anunciar uma redução de 7,9% sobre o querosene de aviação. Agora, é preciso aguardar para ver se essa redução chegará ao usuário”, avalia Siderley Santos, presidente do Conselho de Administração da Abracorp.
Dos 11 segmentos avaliados, sete tiveram variação positiva em relação ao mesmo período de 2024. O maior destaque foi Cruzeiros, que faturou R$ 355 milhões, 157% acima de fevereiro do ano passado. Outros destaques são Hotéis (3,93%), Locação de Veículos (2,39%), Rodoviário (11,36%), Seguro Viagem (42,9%) e Vistos e Docs (29,77%).
Pelo segundo mês, o desempenho do setor continua alavancado por Hotéis, que representam 31% de todo o faturamento no mês. O faturamento foi de R$ 315 milhões, ante R$ 303 milhões.
Hotéis em janeiro de 2025 – As dez maiores redes de hotelaria aumentaram o faturamento em 33,7% frente a janeiro de 2024. Destaque para a Accor, que cresceu 46% no mesmo período. A Accor também observou um crescimento de 42% no número de transações e 2,76% no seu tíquete médio.
Em 2024, o setor hoteleiro faturou R$ 3,9 bilhões, um crescimento de 42% frente a 2019. Das 10 redes de hotéis analisadas, sete apresentaram aumento de receita. A Accor lidera o market share no faturamento nacional, com 13% do total, e responde por 25% do mercado internacional.