
A suspensão das operações da Voepass completa um mês nesta sexta-feira (11), em meio à expectativa de uma análise da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) sobre a revogação ou não da medida. Em nota, a Anac confirmou que analisa informações iniciais enviadas pela Voepass e reforçou, também, que a retomada das operações só será autorizada quando todas as falhas estiverem sanadas.
Paralelamente, o Comando da Aeronáutica, enviou um pedido à Anac cobrando informações sobre a redistribuição dos slots do Voepass no aeroporto de Congonhas, em São Paulo.
A Voepass teve seus voos suspensos pela agência no dia 11 de março devido ao descumprimento de critério operacional. Desde então, os 20 slots diários –horários de pouso e decolagem– que a companhia aérea possui em Congonhas estão sem uso, deixando vagos espaços no segundo aeroporto mais movimentado do país.
Desde essa data, a companhia aérea, que atendia 16 destinos, está proibida de operar, depois que a Anac identificou falhas em aspectos de segurança e determinou a correção dessas irregularidades.
Slots – “Atualmente o total de slots definidos para o aeroporto em questão não está sendo utilizado em sua capacidade plena, apresentando-se no sistema uma subutilização da capacidade total do aeroporto”, afirmou o Centro de Gerenciamento da Navegação Aérea, em comunicado enviado ao diretor-presidente da Anac, Roberto José Silveira Honorato.
O Comando da Aeronáutica pede que os slots do Voepass sejam disponibilizados para voos gerais – feitos por táxi aéreo ou jatos executivos -, em vez de redistribuídos para outras companhias de voos regulares, como Latam, Gol e Azul.
Latam – Quando a Anac suspendeu as operações da aérea, notificou a Latam para atender aos clientes afetados pela decisão, uma vez que as duas companhias possuem acordo de codeshare – quando uma companhia (a Latam) pode vender passagens de voos operados por outra (a Voepass).
Em Ribeirão Preto (SP), a Voepass operava com 146 voos mensais no Aeroporto Dr. Leite Lopes, com uma média de 15 mil passageiros, informou a Rede Voa, responsável pelo terminal.
Segundo a Aeronáutica, as regras atuais de uso de Congonhas estabelecem que, caso surja um slot da aviação regular (de qualquer companhia aérea) que não apresente um plano de voo até quatro horas antes do horário previsto para ele, esse slot pode ser oferecido “para todos os usuários que tenham interesse, de forma imparcial”.
“Essa medida visa ao aproveitamento da máxima capacidade disponível do aeroporto e espaço aéreo”, afirmou o centro. Ocorre que essas disponibilidades de slots da Voepass, segundo o órgão da Aeronáutica, não têm sido repassadas ao sistema administrado pelo CGNA, desde o início da suspensão da empresa, um mês atrás.
“Dessa forma, os slots do Passaredo (Voepass) não estão sendo incluídos no Sigma (Sistema Integrado de Gestão de Movimentos Aéreos) e não estão sendo oportunizados para utilização por nenhum outro usuário, diferente do que ocorre para outras companhias aéreas no caso de não utilização”, afirma o Comando da Aeronáutica.
Slots em Guarulhos e Congonhas – No dia 25 de março, a Anac decidiu manter os slots da Voepass nos aeroportos de Guarulhos e Congonhas, em São Paulo (SP). A decisão atendeu a um pedido da companhia.
A agência ressaltou, no entanto, que não isentará a empresa dos critérios de avaliação para definir seu índice de regularidade, o chamado waiver. Além disso, destacou que esse critério é que irá definir a perda ou a manutenção dos slots futuramente.
Acidente Voepass – Após o acidente aéreo ocorrido no dia 9 de agosto do ano passado, em Vinhedo (SP), foi implantada uma operação assistida de fiscalização da Anac nas instalações da companhia. Funcionários da agência acompanham os trabalhos de operação e manutenção da empresa para verificar as condições de permissão de garantia de segurança.
A queda do voo 2283, que fazia a rota Cascavel (PR)-Guarulhos (SP) provocou a morte de 62 pessoas. O desastre foi o mais letal do país desde 2007, quando um acidente com o voo 3504 da TAM nos arredores do aeroporto de Congonhas deixou 199 mortos.