
SÃO PAULO – Localizada no extremo sul de Santa Catarina e no litoral norte do Rio Grande do Sul, a Georrota é uma rota turística única que une sete municípios e dois estados. Reconhecida como Geoparque Mundial pela UNESCO em 2022, a região é considerada um dos maiores tesouros geológicos do Brasil. Seu valor vai além da beleza natural – é um verdadeiro laboratório ao ar livre, onde o visitante pode explorar o legado geológico de milhões de anos, com destaque para a separação dos continentes, derramamento vulcânico e os processos de um antigo deserto.
Diversidade de Atividades e Experiências
A Georrota inclui atrativos que vão do litoral aos campos de cima da serra, com uma diversidade de experiências para todos os tipos de público. Entre as atividades oferecidas estão o balonismo, quadriciclo, boiacross, rafting e turismo rural, além de experiências científicas exclusivas, como a exploração das paleotocas – estruturas cavadas no arenito por animais da megafauna, extintos há mais de 10 mil anos, como preguiças e tatus gigantes.
Integração Regional e Roteiros Personalizados
O diferencial da Georrota é a integração dos sete municípios que formam a rota, criando uma experiência regional completa. Com um forte foco no ecoturismo e turismo de aventura, o destino é ideal tanto para quem busca tranquilidade em contato com a natureza quanto para os mais aventureiros, com opções que vão desde passeios de balão e trilhas até atividades 4×4 e visitas às paleotocas.
“A Georrota é um projeto que, desde seu início, tem contribuído para a integração regional. Hoje, já é possível explorar o destino de forma integrada, com agências oferecendo roteiros que percorrem todos os municípios da região. Isso possibilita ao turista uma experiência completa, seja em uma viagem curta ou em um roteiro de sete dias, conhecendo as diversas paisagens e atividades oferecidas ao longo do território”, afirma Priscila Ventura, Coordenadora de Comunicação do Geoparque Cânions do Sul, em entrevista ao Mercado & Eventos.
Investindo no Turismo Local e Artesanato
Com a intenção de expandir o reconhecimento do destino, a Georrota tem investido também na qualificação do setor de turismo, incluindo desde as práticas de turismo rural até o artesanato local, com workshops que envolvem as artesãs na criação de peças com identidade territorial, além de incluir esses produtos nos catálogos de roteiros turísticos.
Expansão de Novos Mercados
A meta da Georrota para o futuro é aumentar ainda mais a presença de turistas de fora de Santa Catarina e Rio Grande do Sul, levando a região a ser mais conhecida no Brasil e no exterior, principalmente em mercados como o argentino. A ideia é ampliar o acesso ao destino, consolidando-se como uma referência em geoturismo e turismo de aventura no Brasil.
WTM Latin America
A Georrota marcou presença na WTM Latin America, em parceria com o Sebrae. No contato com agências e operadores, o atrativo busca expandir seu alcance, apresentando o destino para novos mercados e fortalecendo ainda mais sua posição como uma rota turística única no Brasil.