
SÃO PAULO – A HX (Hurtigruten Expedition) iniciou, nesta quarta-feira (7), em São Paulo, uma ação voltada ao mercado brasileiro com um almoço para agentes de viagem. O encontro faz parte da estratégia da empresa para consolidar sua presença no país e divulgar seu portfólio global de cruzeiros de expedição, agora também disponível ao público brasileiro por meio de parceria com a Discover Cruises.
Ana Carla Duarte, representante da HX no Brasil, destacou a importância da ILTM (International Luxury Travel Market), onde também esteve presente, como plataforma para fortalecer o relacionamento com o trade nacional. “A gente quer mostrar para o nosso público brasileiro o que é realmente uma expedição e apresentar nosso produto no mundo inteiro — além da Noruega, que foi o nosso carro-chefe”, afirmou.

A empresa passou a operar em destinos como Antártica, Galápagos, Groenlândia e Islândia, com embarcações de expedição desenvolvidas para navegar em áreas remotas. Os navios da HX contam com tecnologia híbrida e centros de ciência a bordo. Segundo Duarte, a proposta é combinar conforto e sustentabilidade: “Queremos mostrar que é possível ter uma experiência de expedição com muito conforto, luxo e todas as necessidades que o passageiro espera para se sentir bem”.
A aposta no Brasil vem da percepção de um público disposto a investir em experiências autênticas e exclusivas. “O brasileiro tem uma vontade grande de viajar e conhecer o mundo. Acreditamos que há um grande interesse por experiências mais remotas e autênticas”, disse.
Pablo Zabala, Country Manager da Discover Cruises, reforçou que a empresa tem longa relação com a Hurtigruten Expeditions, marca da qual a HX é uma divisão. “A HX vem para reforçar uma tendência crescente no mercado de luxo: as viagens de expedição com alto nível de sofisticação”, afirmou. Segundo ele, o diferencial da parceria é o conhecimento técnico da equipe local para orientar os agentes sobre um produto ainda pouco difundido no Brasil.
Entre os destinos mais buscados pelos brasileiros, a Antártica lidera o interesse, seguida por Galápagos, Noruega e Groenlândia. A empresa também prevê ações de capacitação para agentes de viagem e a realização de eventos em diferentes capitais brasileiras. “Queremos muito que os agentes vivenciem a experiência a bordo da HX. Ainda estamos estudando como viabilizar isso, mas é uma prioridade”, disse Zabala.

A Discover Cruises anunciou que prepara um calendário exclusivo de webinars sobre a HX e integra a marca ao seu roadshow nacional, com eventos já realizados em Belo Horizonte e São Paulo e outros previstos para cidades como Curitiba, Porto Alegre, Brasília e Belém.
Além da divulgação da marca, a estratégia da HX no Brasil foca no fortalecimento do branding. “Nosso foco é mostrar a marca, estar presente, ouvir os agentes de viagem, entender como eles podem posicionar nosso produto. É realmente uma troca de conhecimento”, disse Duarte.
Zabala afirmou que 2024 marcou a retomada do crescimento do setor, após os impactos da pandemia. Para 2025, a expectativa é de um ritmo mais cauteloso, influenciado por fatores geopolíticos, mas a projeção para 2026 é otimista. “Estamos nos preparando para aproveitar esse momento ao máximo”, concluiu.