Câmbio:

Idiomas:

EUA avaliam ampliar processamento de vistos antes da Copa do Mundo de 2026

Foto de Janaina Brito

Janaina Brito

Publicado - 26/05/2025 - 09:04

passaporte visto eua estados unidos (Banco de imagens Unsplash:ConvertKit)
Consulados dos EUA podem operar em turnos estendidos para atender à demanda por vistos antes da Copa de 2026 (Unsplash/ConvertKit)

O governo dos Estados Unidos estuda a ampliação da capacidade de processamento de vistos antes da Copa do Mundo da FIFA de 2026. A medida, segundo o secretário de Estado Marco Rubio, inclui a possibilidade de dobrar os turnos de trabalho em consulados e utilizar inteligência artificial para acelerar a análise dos pedidos.

Durante audiência na Comissão de Relações Exteriores da Câmara dos Deputados dos EUA, Rubio afirmou que oficiais do serviço exterior poderão ser remanejados para permitir que algumas embaixadas e consulados operem 24 horas por dia. A iniciativa busca lidar com o aumento da demanda, especialmente diante das críticas de grupos ligados ao turismo, que alertam para os longos prazos de espera em países que terão seleções classificadas para o torneio.

Atualmente, o tempo médio de espera para obtenção de um visto de turismo nos Estados Unidos por cidadãos colombianos, por exemplo, é de 398 dias, conforme dados do consulado norte-americano em Bogotá. “Se você ainda não solicitou o visto na Colômbia, provavelmente não chegará a tempo para a Copa, a menos que passemos a trabalhar em dois turnos”, disse Rubio.

A ideia é também utilizar ferramentas tecnológicas para agilizar o processo, sobretudo no caso de solicitantes que já tiveram vistos anteriormente. O torneio será coorganizado por Estados Unidos, México e Canadá, com início previsto para junho de 2026.

A preocupação com a emissão de vistos ocorre em um cenário mais amplo, que envolve eventos esportivos de grande porte no país, como o Mundial de Clubes da FIFA, que começa no próximo mês, e os Jogos Olímpicos de Los Angeles, em 2028.

*Com informações do Reuters.