
Ifema Madrid consolida sua posição como um dos principais motores do desenvolvimento econômico, social e cultural de Madri, contribuindo na geração de 5,7 bilhões de euros de atividade econômica no conjunto dos setores produtivos, além da criação e manutenção de 47.691 empregos. Os resultados do Relatório sobre o Impacto socioeconômico e fiscal do Ifema Madrid na capital espanhola elaborado pela consultora PwC (sobre os dados da instituição correspondentes a 2024) registram um aumento de mais de 13,2% na atividade econômica e de 21,2% no emprego, em relação aos valores prévios à pandemia da Covid-19.
“Ifema Madrid é um motor chave para a economia da Região, e isso nos obriga a seguir crescendo e inovando, fiéis a nosso compromisso de ser uma alavanca que impulsione ainda mais a projeção e influência global de Madri”, afirmou José Vicente de los Mozos, presidente do Comitê Executivo do Ifema Madrid.
Este estudo, conforme afirmou Daniel Martínez, vice-presidente executivo do Ifema Madrid, “deve confirmar o papel essencial da instituição na economia e o emprego de Madri.” “É muito relevante destacar- acrescentou- que, por cada euro de faturamento direto são gerados 25 euros na atividade econômica em Madri, enquanto, por cada emprego vinculado diretamente com o Ifema Madrid, criam-se e mantêm cerca de 102 postos de trabalho no conjunto da economia madrilenha.”
O relatório traduz a dados de economia real o resultado de um ano excelente para o Ifema Madrid. Em 2024 a entidade organizou 740 congressos, convenções, reuniões e eventos musicais e culturais, que contaram com a participação de mais de 34.400 empresas expositoras e mais de 4,06 milhões de visitantes. Os ganhos ficaram em 230,2 milhões de euros, registrando o melhor balanço de sua trajetória com um crescimento de 30%.
Por outro lado, o impacto econômico por cada novo visitante nacional é de 809 euros, enquanto a presença dos profissionais estrangeiros supõe 1.582 euros. Igualmente, cada expositor nacional contribui com 50.352 euros, valor que sobe para 73.568 euros no caso dos internacionais.