Câmbio:

Idiomas:

Brasil sediará reunião do GARA contra a prevenção à exploração sexual de crianças no turismo

80dbdae3 85e2 4107 b50b fb4287cb3cd6 Brasil sediará reunião do GARA contra a prevenção à exploração sexual de crianças no turismo
Turismo Responsável (Divulgação/MTur)

A proteção de crianças e adolescentes estará no centro dos debates entre os dias 2 e 5 de junho, em Foz do Iguaçu, durante o II Encontro de Turismo Responsável, que contempla a 18ª Reunião Anual do Grupo de Ação Regional das Américas (GARA). Esta edição também marcará um momento histórico: os 20 anos de atuação do GARA na promoção de um turismo protetor da infância.

“Temos o compromisso de fazer do setor turístico um ambiente seguro para todos — mas, principalmente, para as crianças e adolescentes que devem crescer livres, protegidos e com seus direitos plenamente respeitados, onde quer que estejam”, destacou o ministro do Turismo, Celso Sabino.

Formado por 15 países da América Latina e do Caribe, além do Brasil, o GARA reúne Argentina, Chile, Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, México, Nicarágua, Paraguai, Peru, República Dominicana e Uruguai. Juntos, esses países integram uma plataforma de cooperação para desenvolver políticas públicas, ações preventivas de enfrentamento à exploração sexual infantil no turismo.

Entre as principais ações do Ministério do Turismo está a promoção do Código de Conduta Brasil, uma ferramenta de adesão voluntária para empresas e profissionais do setor turístico, que orienta sobre como prevenir a exploração sexual de crianças e adolescentes.

A secretária-executiva do MTur, Ana Carla Lopes, destacou que o turismo responsável é um compromisso coletivo. “Ao estimular a adesão ao Código de Conduta Brasil, fortalecemos uma rede de proteção forte, que envolve empresários, profissionais e toda a cadeia do setor. Nosso objetivo é claro: garantir que o turismo brasileiro seja não apenas um motor de desenvolvimento, mas também um espaço seguro e acolhedor para nossas crianças e adolescentes”.

Tópicos relacionados