
BALNEÁRIO CAMBORIÚ (SC) – A cidade de Maricá, na Região Metropolitana do Rio de Janeiro, já se aproxima de 1,5 milhão de visitantes anuais, de acordo com o secretário de Turismo, Comércio, Indústria e Mercado Interno, José Alexandre Almeida. Ele destacou que os eventos sazonais, como Carnaval, Natal e o Arrasta-Pé, impulsionam a chegada de turistas.
“O foco é diversificar o perfil do turista e ampliar o tempo de permanência, com investimentos em lazer rural, gastronômico, religioso e de aventura”, afirmou Almeida durante participação na BNT Mercosul, nesta sexta-feira (30).
Segundo ele, há uma aposta na atração de viajantes do Mercosul — especialmente Argentina, Uruguai e Paraguai — e da Europa, com foco em Portugal e Espanha. “São mercados que têm afinidade cultural e linguística conosco”, disse.
Almeida também ressaltou a importância do mercado do Sul do Brasil para o destino. “Santa Catarina e Rio Grande do Sul são fontes tradicionais de turistas que valorizam o nosso litoral e nossas atrações. O interesse desses estados é fundamental para a estratégia de crescimento do turismo local”, afirmou.
Central de Passeios e infraestrutura
Entre as ações previstas para esse ano, Almeida anunciou o lançamento da Central de Passeios de Maricá, com inauguração programada para 16 de junho. O projeto reunirá quatro operadores locais e cerca de 80 guias bilíngues e trilíngues credenciados. “A prefeitura vai ser a indutora, garantindo transporte, guiamento e todo o suporte por pelo menos seis meses”, explicou.
Na infraestrutura, o secretário informou que a cidade contará com um hotel municipal com 166 quartos, previsto para ser inaugurado ainda neste ano. “Com esse equipamento, a gente consegue reter mais o turista, aumentar o tempo de permanência e gerar mais receita para o município”, afirmou.
Atualmente, Maricá possui cerca de 1.700 leitos, com meta de alcançar 3 mil até 2030. Entre os investimentos privados, Almeida citou o Angra Beach, empreendimento que prevê a construção de um hotel com 94 leitos em Ponta Negra.
Parcerias e promoção regional
De acordo com o secretário, a cidade também investe na qualificação do setor com uma linha de crédito exclusiva para empreendedores locais, utilizando recursos do Fundo Soberano. Entre as ações de promoção do destino, Almeida destacou o aplicativo Maricá Turismo, que já contabiliza mais de 3 milhões de downloads. “É uma ferramenta importante para conectar o visitante com as nossas experiências turísticas”, disse.
Ele mencionou ainda o fortalecimento da rota gastronômica, o polo cervejeiro com seis cervejarias locais e o núcleo de artesanato, que reúne cerca de 600 artesãos organizados em oito coletivos.
Vale apontar, que Maricá integra um consórcio regional com 13 municípios da Costa do Sol fluminense, voltado à promoção conjunta do turismo e à captação de visitantes internacionais. “Este consórcio é estratégico para alavancar o turismo na região e ampliar nossa presença no mercado externo”, avaliou.
Investimentos e oportunidades
O secretário informou também que o turismo corporativo ligado à indústria offshore permanece como um dos principais motores da economia local. “Nosso desafio é diversificar os produtos turísticos para garantir crescimento sustentável”, afirmou.
Almeida convidou empresários e investidores a conhecerem as oportunidades do município. “A gente criou um site, conhecemarica.com.br, onde o investidor pode acessar informações, verificar processos e agendar uma visita para conhecer as potencialidades da cidade”, concluiu.
*O M&E viaja com proteção da GTA e apoio da Shift Mobilidade.