
O governo de Portugal informou que vai notificar quase 34 mil pessoas que tiveram pedidos de residência negados para deixar o país voluntariamente ou à força. Desse total, 5.386 brasileiros fazem parte do grupo, atrás somente de 13.466 imigrantes indianos também na lista de pedidos de residência no país negados.
A Agência para a Integração, Migrações e Asilo (AIMA) está notificando cerca de 2 mil imigrantes por dia para saírem de Portugal.
“Milhares de notificações já foram emitidas. A AIMA está numa fase de emissão de cerca de 2 mil notificações por dia”, destacou o ministro da Presidência de Portugal, António Leitão Amaro.
Todo o processo realizado pela agência é acompanhado pelas forças de segurança, que podem ser acionadas a qualquer momento para a expulsão a força das pessoas que foram notificadas.
“Essa notificação, no regime português, permite o abandono voluntário e só leva ao abandono coercivo depois de um novo procedimento”, explicou Leitão Amaro durante uma coletiva de imprensa para detalhar o que foi feito no primeiro ano de vigência do Plano de Ação para as Migrações de Portugal.
O ministro ainda acrescentou que as notificações dos imigrantes que devem sair de Portugal aceleraram na última semana. “O processo de emissão está (em modo) semiautomático”, afirmou.
A lista dos quase 34 mil imigrantes que devem deixar Portugal, segundo o ministro, incluem:
- Indianos: 13.466
- Brasileiros: 5.386
- Cidadãos de Bangladesh: 3.750
- Nepaleses: 3.279
- Paquistaneses: 3.005
- Argelinos: 1.054
- Marroquinos: 603
- Colombianos: 236
- Venezuelanos 234
- Argentinos: 180
- Outras nacionalidades: 2.790
Com as quase 34 mil pessoas notificadas para sair do país, a taxa de rejeição atingiu 18,5% em Portugal. Isso quer dizer que quase dois em cada 10 pedidos de residência com decisão final foram recusados.