Câmbio:

Idiomas:

São João no Maranhão impulsiona trabalho e renda de artesãos maranhenses

7c646b84 b4ca 42b2 b062 4b74712e0d20 São João no Maranhão impulsiona trabalho e renda de artesãos maranhenses
Barracão do Artesanato teve bom movimento no São João do Ceprama (Foto: Geíza Batista)

A tradição e a criatividade do artesanato maranhense foram protagonistas da Festança Junina 2025, realizada no último fim de semana no Centro de Comercialização de Produtos Artesanais do Maranhão (Ceprama), em São Luís. Durante três dias, o Barracão do Artesanato reuniu artesãos maranhenses, promovendo a comercialização de peças que carregam saberes ancestrais, identidade cultural e, sobretudo, fortalecendo a geração de trabalho e renda para quem vive do fazer manual.

Biojoias, acessórios de palha de buriti, chapéus e indumentárias típicas do bumba meu boi estiveram entre os produtos mais procurados pelos visitantes. Além da beleza e originalidade, cada peça revelou o talento e a resistência cultural de seus criadores.

“O Ceprama é a casa do artesanato, do artesão e da cultura maranhense. Estamos dando uma nova cara ao Ceprama, revivendo sua tradição e mantendo as portas sempre abertas para os produtores e fazedores de cultura”, reforçou o diretor do Ceprama, Silvério Junior.

O impacto econômico do evento foi significativo. As vendas realizadas no Barracão do Artesanato movimentaram um total de aproximadamente R$ 16 mil durante os três dias de Festança, consolidando o período junino como uma das principais fontes de trabalho e geração de renda para os artesãos maranhenses. A Festança representa, anualmente, uma oportunidade concreta de sustento para dezenas de famílias que vivem do artesanato, fortalecendo a economia criativa local.

O Barracão do Artesanato também atraiu turistas de diversas partes do país. Um grupo de amigas de Sorocaba (SP) fez questão de conhecer o espaço após uma viagem pelos Lençóis Maranhenses. “A gente fez trekking de Santo Amaro até Atins e depois viemos para São Luís. Vimos sobre a Festança Junina nas redes sociais e viemos conhecer. Amamos! Compramos blusas, pulseirinhas de biojoia, laços de cabeça de fibra de buriti. Levamos essas lembranças lindas para presentear amigos e familiares”, contou a turista, Fabiana Silva.

Tópicos relacionados