
Apesar da inflação, da instabilidade econômica e dos riscos climáticos e geopolíticos, os europeus seguem determinados a manter suas férias de verão. Segundo o European Summer Vacation Confidence Index 2025, da Allianz Partners, três em cada quatro europeus (75%) planejam viajar entre junho e setembro deste ano, ainda que isso signifique cortar gastos em outras áreas.
A pesquisa, conduzida com 9.300 pessoas em nove países (França, Alemanha, Reino Unido, Itália, Espanha, Países Baixos, Áustria, Suíça e Polônia), mostra que 60% dos entrevistados pretendem economizar em lazer, como restaurantes e atividades culturais, e 56% planejam adiar grandes compras para conseguir viajar.
Gastos em alta e destinos variados
O estudo aponta um aumento médio de 12% nos gastos com viagens em relação ao ano passado. O valor médio por domicílio na Europa subiu de €1.982 em 2024 para €2.217 neste verão. Destaque para o Reino Unido, onde os gastos médios previstos passaram de €2.322 para €2.747, e para a Suíça, com alta de €3.077 para €3.722.
Cerca de 48% dos europeus devem viajar dentro do próprio país, com destaque para italianos (67%) e espanhóis (63%). Já suíços (58%) e austríacos (51%) são maioria entre os que planejam férias internacionais. Em todos os casos, o desejo de viver algo novo e diferente segue como a principal motivação (74%).
Mais atenção a riscos e escolhas conscientes
A pesquisa também mostra que preocupações ambientais e geopolíticas estão influenciando o planejamento de férias. Mais da metade dos viajantes (53%) diz considerar eventos climáticos extremos, como ondas de calor ou enchentes, na hora de escolher o destino. Riscos relacionados à segurança pessoal, como crimes ou instabilidade política, também estão no radar de 45% dos entrevistados.
Ao mesmo tempo, cresce a busca por experiências autênticas e sustentáveis. Quase três quartos (72%) afirmam que é importante que seus gastos beneficiem a comunidade local dos destinos visitados. E 24% dos que não vão viajar citam o excesso de turistas como um dos motivos.
Seguro viagem em alta
Diante desse cenário incerto, a contratação de seguro viagem também cresceu: 62% dos entrevistados já compraram ou planejam contratar um seguro neste verão, aumento de 3 pontos percentuais em relação a 2024. Para 86%, essa medida oferece segurança e tranquilidade.
Tecnologia no planejamento
O uso de inteligência artificial para planejar férias também vem ganhando espaço: 32% dos viajantes dizem usar ferramentas de IA para se inspirar ou organizar a viagem, ante 29% no ano passado.
Segundo Anna Kofoed, Chief Officer Travel da Allianz Partners, a pesquisa mostra que, mesmo em tempos desafiadores, as férias continuam sendo prioridade para muitos europeus. “As pessoas querem viajar, mas buscam mais valor e proteção. Há oportunidades para todos os orçamentos, e a tecnologia tem se mostrado uma aliada importante no planejamento de experiências inesquecíveis”, afirma.