*Leonardo Neves especial para o Mercado&Eventos

PORTO – A Azul Linhas Aéreas apresentou o recém-lançado voo entre Recife, em Pernambuco, e Porto, em Portugal, para empresários e autoridades locais da cidade portuguesa, nesta quinta-feira (5). A ocasião reuniu players-chaves para a consolidação do voo, que se estende por quase 10 anos desde as primeiras menções à possibilidadede ocorrer, dentre eles a atual secretária de Cultura de Recife, Milu Megale, e o Deputado Federal, Felipe Carreras (PSB-PE), além do prefeito de Garanhuns (PE), Sivaldo Albino (PSB-PE), que promoveu a cidade para os presentes.
LEIA TAMBÉM: Em meio a recuperação, Azul inaugura voo lotado de Recife para Portugal
“Foram 18 meses de muito trabalho e conversas que resultaram na operação com grande relevância também para cargas. A viabilidade de um voo não está só nos passageiros, mas também no volume de cargas, o que foi uma das narrativas para consolidar a rota” salientou o diretor de Relações Institucionais da Azul, César Grandolfo.
“O incentivo fiscal de redução de ICMS no estado nos últimos anos foi uma conquista fundamental para colocar voos como esse em operação, ainda mais na rota Recife-Porto, que são cidades irmãs a mais de três décadas. Portugal é o segundo maior emissor de turistas estrangeiros para o Brasil e sabiamos da importância desta ligação para o turismo”, pontuou Milu, que também é ex-secretaria de turismo da capital pernambucana.
“O que seria de Recife e do Nordeste sem a Azul? Não seriam o mesmo. Enquanto eu for vivo e tivermos gestores de responsabilidade, a companhia tem esse reconhecimento sendo a que mais liga destinos no nosso país, sendo alguns deles esquecidos pelas demais”, enfatizou Felipe Carreras, que também já liderou a pasta de turismo de Pernambuco, e recorda iniciar as conversas sobre o voo para Porto em 2015.
A rota foi apresentada oficialmente para os portugueses no Instituto Pernambuco-Porto, local fundado em parceria com a Câmara Municipal de Porto e a prefeitura de Pernambuco, em 1996. O local tem como objetivo primário “promover o desenvolvimento científico, acadêmico, cultural e empresarial nas relações luso-brasileiras”.
“O objetivo do Instituto é fazer com que Brasil e Portugal se aproximem e troquem experiências promovendo o intercâmbio entre os dois. Estávamos órfãos antes deste voo da Azul que era muito esperado por nós”, disse o representante do Instituto, Zeferino Ferreira da Costa, que teve familiares homenageados pela Azul durante a apresentação pela contribuição ao turismo e cultura de Pernambuco em Portugal.
*O M&E viaja com proteção GTA