
O Governo do Amazonas, por meio da Empresa Estadual de Turismo (Amazonastur), celebrou o Dia do Turista com resultados positivos no setor. O estado recebeu mais de 132,5 mil turistas, no primeiro quadrimestre de 2025, um crescimento de quase 13% em relação ao mesmo período do ano passado, quando 117,3 mil visitantes escolheram o destino Amazonas.
O presidente Amazonastur, Marcel Alexandre, ressaltou que os números refletem o esforço do Governo do Amazonas em tornar o estado cada vez mais preparado e atrativo para receber visitantes de todas as partes do mundo.
“Esses dados reforçam o potencial do Amazonas como destino turístico diferenciado, onde a natureza, a cultura e a hospitalidade caminham juntas. O governo do estado está trabalhando continuamente para estruturar os serviços, fortalecer os atrativos e valorizar os nossos visitantes”, disse.
De acordo com o levantamento do Departamento de Estatística da Amazonastur, a movimentação de turistas no estado, de janeiro a abril de 2025, chegou a 132.559 visitantes, uma alta de 12,92% frente ao primeiro quadrimestre de 2024, quando a movimentação totalizou 117.396 turistas.
Deste total, 96.277 foram turistas nacionais. A movimentação de turistas internacionais cresceu este ano, com 32.082 estrangeiros frente a 26.329 em 2024, aumento de 2,85%.
Os principais emissores nacionais foram os estados de São Paulo, Pará e Rio de Janeiro. Já entre os visitantes internacionais destacam-se turistas vindos dos Estados Unidos, Colômbia e França.
Entre os destinos mais procurados pelos turistas brasileiros estão Manaus, Presidente Figueiredo, Iranduba e Novo Airão. No público internacional, os destaques são Manaus, Presidente Figueiredo, Novo Airão e Tabatinga.
Natureza e sabores – A pesquisa da Amazonastur também revela que as principais atividades buscadas pelos turistas nacionais incluem a gastronomia regional, passeios pelos rios, compras de artesanato e visitas à floresta. Já os visitantes estrangeiros se interessam especialmente pelos passeios fluviais, culinária local, trilhas e experiências de aventura na selva.
A gastronomia amazonense se destacou como um dos principais pontos positivos, com aprovação de 96,49% entre os turistas brasileiros e 96,30% entre os internacionais.