
Viajar continua sendo uma prioridade para grande parte da população brasileira, que demonstra entusiasmo em investir mais em experiências de lazer nos próximos meses. É o que revela uma pesquisa da Booking, realizada em janeiro de 2025 com mais de 32 mil pessoas em 32 países, incluindo o Brasil. De acordo com o levantamento, cerca de três em cada cinco brasileiros (61%) pretendem gastar mais com viagens de lazer este ano, especialmente entre integrantes da Geração Z (64%) e Millennials (63%), em comparação com 2024.
A intenção de gastar mais reflete diferentes estratégias de viagem. Enquanto 43% dos entrevistados planejam manter o padrão de 2024, 39% querem explorar destinos mais distantes e 37% pretendem estender o tempo fora de casa. Um em cada três planeja aumentar a quantidade de viagens ao longo do ano, com destaque para as mulheres (39%).
Apenas 13% dos brasileiros disseram que devem reduzir os gastos com turismo, optando por alternativas como viajar na baixa temporada (39%) e se planejar com mais antecedência (38%).
Planejamento financeiro em destaque
Apesar do entusiasmo, o orçamento segue sendo uma preocupação importante. Entre os principais receios estão extrapolar os gastos previstos (41%), especialmente entre a Geração X, e a sensação de que a viagem não valeu o que foi investido (30%), percepção mais comum entre jovens e mulheres.
Com isso, programas de fidelidade ganham força: 67% dos brasileiros dizem preferir benefícios e descontos imediatos, principalmente homens (69%) e Millennials (71%). Mais da metade dos entrevistados (60%) pretendem aderir a algum programa de fidelidade em 2025.
Custo-benefício é palavra de ordem
Na hora de escolher o próximo destino, o bom custo-benefício é determinante para 76% dos brasileiros — índice que chega a 80% entre as mulheres. Experiências econômicas são prioridade para 59% dos viajantes, mas isso não impede que muitos busquem experiências mais sofisticadas: 33% consideram acomodações de luxo, especialmente Millennials.
Quando o orçamento permite, os brasileiros investem principalmente em hospedagens mais confortáveis (63%), experiências gastronômicas (60%) e compras (39%). A tecnologia também entra como aliada na hora de economizar: 66% planejam usar ferramentas de inteligência artificial para organizar suas viagens, com quase metade buscando otimizar custos com base nas recomendações personalizadas.