
Na hora de planejar viagens internacionais, as oscilações das taxas de câmbio ganham protagonismo e podem influenciar significativamente o poder de compra dos turistas. Uma análise recente da Ebury, mostra que o euro está mais valorizado frente a diversas moedas pelo mundo, beneficiando especialmente os turistas europeus que desejam visitar destinos como México, Brasil e Estados Unidos.
Comparado ao ano passado, o estudo aponta que quem utiliza o euro ganha mais poder de compra em países como México, Brasil e EUA. Outros destinos que também apresentam condições favoráveis são a República Dominicana, Cabo Verde, Marrocos e Tunísia. Em contrapartida, moedas locais de lugares como Tailândia, Egito e Japão se fortaleceram em relação ao euro, tornando a experiência de compra um pouco menos vantajosa para os visitantes europeus.

Em sua pesquisa, a Ebury foi além da simples comparação cambial, incorporando ainda as taxas de inflação de cada país para medir com maior precisão o impacto real no bolso dos turistas. “A volatilidade das moedas é um fator essencial não só na hora das compras durante as férias, mas também na composição dos preços dos pacotes turísticos”, destaca a empresa. Isso porque as agências de viagem que contratam serviços no exterior podem oferecer pacotes mais competitivos quando a moeda local do destino perde valor, repassando essa vantagem para o consumidor final.