
Cidade histórica mineira, Diamantina, no Vale do Jequitinhonha, é um destino que se destaca pelo seu rico patrimônio artístico-cultural e histórico. A Vesperata, um dos eventos musicais mais emblemáticos do Brasil, é um dos principais atrativos turísticos da cidade e ajuda a potencializar a economia local, atraindo turistas de várias regiões de Minas e do país.
“Esse espetáculo, reconhecido como Patrimônio Cultural Imaterial de Minas Gerais, é um verdadeiro símbolo cultural do Estado. Quem não teve essa experiência, precisa se organizar para vir e vivenciar essa magia que Diamantina oferece. É um evento que une tradição, música e gastronomia de uma forma única”, comenta o prefeito de Diamantina, Geferson Giordani Burgarelli.
Diamantina é uma cidade que respira história e cultura. Com seus casarões coloniais, ruas de pedra e arquitetura única, a cidade é um verdadeiro cenário para a Vesperata. O evento é uma celebração da cultura e da história que reflete o rico acervo artístico e histórico da cidade.
Esse ato é mais do que um simples concerto noturno. É uma experiência que une tradição, música, gastronomia e arquitetura. Os músicos se posicionam nas sacadas dos casarões coloniais da Rua da Quitanda, enquanto dois maestros ao centro, em solo, conduzem a apresentação.
Dezenas de músicos formam o grupo de concertos. A formação é única, composta por experientes músicos da Banda do 3º Batalhão da Polícia Militar de Minas Gerais e da Banda Mirim Prefeito Antônio de Carvalho Cruz, que, com participações especiais, executam obras clássicas e contemporâneas em seu repertório.
As próximas apresentações confirmadas em 2025, até o momento, vão acontecer nos dias 5, 12 e 19 de julho e os ingressos já estão disponíveis para venda, diretamente pela plataforma Sympla.
Cada CPF ou CNPJ pode adquirir até 3 mesas por edição,. Já estão definidas as datas de abertura das vendas para os próximos meses: agosto (20 de junho), setembro (4 de julho) e outubro (18 de julho). As edições de junho já foram esgotadas.