
SÃO PAULO – Em plena realização da etapa final do Roadshow M&E Nacional 2025, nesta quarta-feira (02), no Pestana São Paulo, o representante da Secretaria de Turismo e Viagens do Estado de São Paulo (Setur-SP), Luís Sobrinho, surpreendeu o público com uma apresentação dinâmica do Estado. Ele convida os agentes de viagem presentes a “desconstruir a imagem tradicional de São Paulo” e enxergar um estado repleto de experiências imersivas, natureza exuberante, cultura viva e oportunidades além da capital.
“Todo dia passamos por São Paulo de forma automática, pegando metrô, indo de um ponto A ao B. A gente esquece de olhar com olhos de turista, de perceber as oportunidades incríveis que esse estado tem”, comentou Sobrinho.
Durante a apresentação, ele propôs aos agentes pensarem em como agregar experiências antes e depois do embarque principal do cliente, ampliando o tempo de permanência e o ticket médio. Entre os destinos destacados estão:
- Litoral Histórico e Cultural
Santos e seu legado do ciclo do café, o Museu Pelé, o bairro do Valongo e o Porto ganharam destaque.
As praias do Litoral Norte, como Ilhabela e São Sebastião, agora com acesso facilitado por novas vias.
A temporada de avistamento de baleias, de julho a agosto, como um atrativo diferenciado para vender agora. - Interior com charme, vinho e gastronomia
A Rota do Vinho, em Jundiaí e região, com seus vinhos artesanais com tradição portuguesa.
Campos do Jordão, Serra da Mantiqueira e Águas de São Pedro que revelam o charme serrano, spas, queijos artesanais e azeites premiados.
Holambra, a cidade mais holandesa fora da Holanda, que encanta com suas flores e tradições. - Turismo de natureza, aventura e memória
Caverna do Diabo, Vale do Ribeira, São Luiz do Paraitinga e Brotas oferecem ecoturismo e aventura.
São Carlos, com o Museu Asas de um Sonho, e Boituva, com seus passeios de balão, que mostram um lado inusitado do turismo paulista.
“Temos 4,2 mil km de rios navegáveis, parques estaduais incríveis, turismo esportivo e rural… São Paulo tem de tudo! O cliente não precisa ir longe para viver experiências autênticas”, destacou Sobrinho, que reforçou ainda o trabalho com agências receptivas locais e a importância do Visite São Paulo como canal de capacitação e acesso à oferta regional.
Ele conclui com um apelo direto aos agentes: “Vocês são os verdadeiros influenciadores do turismo. Mostrem São Paulo de verdade, vendam o que está perto, o que é acessível e encantador. Vamos colocar esse estado em prática!”.