Câmbio:

Idiomas:

Mais de 65 milhões de passageiros: como Campinas virou centro da aviação brasileira

Foto de Felipe Abílio

Felipe Abílio

Publicado - 14/07/2025 - 12:15

HANGAR AZUL 02H Mais de 65 milhões de passageiros: como Campinas virou centro da aviação brasileira
Viracopos lidera: o aeroporto que colocou Campinas no topo da aviação nacional (Divulgação/Azul)

Campinas comemora 251 anos nesta segunda-feira (14) com um marco importante: a consolidação como principal hub aéreo do Brasil. Com a chegada da Azul Linhas Aéreas no Aeroporto Internacional de Viracopos, em 2008, a cidade passou a ocupar posição estratégica na malha nacional e internacional da companhia.

O terminal concentra mais de 150 decolagens diárias, conectando a cidade a mais de 70 destinos em todas as regiões do país. Ao todo, cerca de 4.500 voos partem de Campinas por mês, com uma oferta superior a 600 mil assentos mensais.

Viracopos

A base de Campinas é considerada o coração da operação da Azul. Desde o primeiro voo, a empresa já transportou mais de 65 milhões de passageiros a partir de Viracopos. Só em 2024, mais de 5,8 milhões embarcaram pelo terminal. Nos primeiros seis meses deste ano, já são 2,5 milhões de embarques em cerca de 23 mil voos.

A sede operacional da empresa também está instalada na cidade, que abriga ainda o maior hangar de manutenção da América Latina e a universidade corporativa UniAzul, responsável por formar e treinar profissionais do setor.

Crescimento internacional

A partir de Campinas, a Azul vem ampliando sua atuação fora do Brasil. Em 2025, lançou rotas diretas para Porto, Madri, Montevidéu, além de voos sazonais para Bariloche, Mendoza e Punta del Este. Essas novas operações somam-se a rotas já existentes para Lisboa, Paris, Orlando, Fort Lauderdale e Assunção.

Com 5.645 empregos diretos gerados na cidade, a Azul reforça sua presença como empregadora e agente de desenvolvimento. O hangar da empresa, com 35 mil m², é equipado para grandes manutenções e reparos complexos, com infraestrutura de ponta e oficinas especializadas.

Na UniAzul, mais de 20 mil profissionais passaram por cursos de capacitação e reciclagem em 2024. A média diária é de 500 pessoas em formação no prédio localizado em Campinas, que oferece mais de 400 programas educacionais voltados para o setor aéreo.