Câmbio:

Idiomas:

Ministro Silvio Costa Filho discute tarifas dos EUA com setor produtivo em reunião interministerial

Foto de Janaina Brito

Janaina Brito

Publicado - 15/07/2025 - 16:50

cae114d8 da50 488f a8ea 998e54ab84f9 Ministro Silvio Costa Filho discute tarifas dos EUA com setor produtivo em reunião interministerial
Governo busca soluções para mitigar impacto das tarifas americanas sobre produtos brasileiros exportados (Divulgação/Vosmar Rosa/MPor)

O ministro de Portos e Aeroportos, Silvio Costa Filho, participou nesta terça-feira (15) da reunião do Comitê Interministerial criado pelo Governo Federal para tratar dos impactos das tarifas de 50% anunciadas pelos Estados Unidos sobre produtos brasileiros. A reunião, conduzida pelo vice-presidente e ministro do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Geraldo Alckmin, reuniu ministros e representantes do setor produtivo.

Durante o encontro, o ministro Silvio Costa Filho defendeu que o momento seja encarado como uma oportunidade estratégica para o país. “Devemos transformar este momento em uma janela de oportunidades”, afirmou, sugerindo a criação de um planejamento de longo prazo, voltado à adaptação da economia brasileira ao cenário global. Ele também se colocou à disposição dos setores impactados, especialmente os ligados à atividade portuária.

O Comitê Interministerial, formalizado por decreto presidencial publicado no Diário Oficial da União, terá como missão acompanhar as negociações para reverter as medidas unilaterais dos EUA e deliberar sobre possíveis contramedidas provisórias. O grupo conta com a participação dos ministérios da Fazenda, Casa Civil, Planejamento, Relações Exteriores, além do MPor.

Estiveram presentes representantes de diversos segmentos da indústria, como aviação (Embraer), máquinas e equipamentos, calçados, alumínio, têxtil, madeira, autopeças e aço.

Na parte da tarde, Silvio Costa Filho participou de nova rodada de reuniões, agora com representantes do agronegócio, como associações de café, suco de laranja, carnes, frutas e pescados. Também participaram os ministros Carlos Fávaro (Agricultura), André de Paula (Pesca), Gleisi Hoffmann (Relações Institucionais) e Rui Costa (Casa Civil).

Durante o encontro, Silvio Costa Filho destacou a preocupação com os efeitos da medida americana sobre o emprego no Brasil. “Ficou muito claro que foi uma ação política, que prejudica diretamente o setor produtivo e a população. Estamos falando de milhões de empregos que estão em risco”, afirmou.