
Durante a abertura do 7º Congresso Estadual Empresarial de Turismo, na noite desta quarta-feira (16 de julho), o secretário estadual de Turismo do Rio de Janeiro, Gustavo Tutuca, fez um alerta sobre a disparidade de investimentos globais na promoção turística. O evento, promovido pela Federação de Convention & Visitors Bureaux do Estado do Rio de Janeiro (FC&VB-RJ), é realizado pela primeira vez no Rio, no Centro de Convenções & Hotéis Windsor, na Barra da Tijuca, e reúne representantes do setor público e privado de todo o estado.
Tutuca destacou a necessidade de otimizar os recursos disponíveis, ao comparar o orçamento do Rio de Janeiro com o da cidade de Orlando, nos Estados Unidos. “A prefeitura de Orlando investe US$ 100 milhões por ano só em promoção de turismo. Isso em uma cidade que já é altamente consolidada como destino internacional. Nós, por outro lado, temos um orçamento muito mais modesto”, afirmou.
Segundo o secretário, a Secretaria de Estado de Turismo do Rio deve operar em 2025 com cerca de R$ 90 milhões. “Não estamos falando nem de uma cidade, mas de um estado inteiro. A realidade é dura, mas a gente tem conseguido fazer muito, com pouco”, disse. “A roda não gira se não tiver investimento, e o governador Cláudio Castro tem compreendido isso.”
Crescimento histórico do turismo internacional
Apesar dos desafios, Tutuca comemorou o crescimento expressivo no número de turistas internacionais no estado. “No fim do ano passado, projetamos um crescimento de 20%. Hoje, vemos que fomos modestos: só no primeiro semestre já crescemos cerca de 50%, com mais de 1,1 milhão de visitantes internacionais”, anunciou. A expectativa, segundo ele, é chegar perto — ou até ultrapassar — a marca de 2 milhões de turistas estrangeiros até o fim de 2025.
Ele também destacou a importância de ações estratégicas de promoção, como a participação em feiras internacionais, roadshows e eventos próprios como a ExpoRio. “Estaremos em mais de 20 cidades pelo mundo e 15 no Brasil, promovendo o Rio de Janeiro. Estamos abrindo novos mercados e modalidades, sempre inovando”, ressaltou.
Parceria entre público e privado
Tutuca reforçou a união entre a iniciativa privada, o trade turístico e os governos estadual e municipais como fator fundamental para os bons resultados. “O que fizemos desde 2020 foi construir uma grande parceria. Eventos como esse congresso consolidam esse trabalho conjunto, que envolve desde os Conventions Bureaux até as universidades e os gestores municipais”, afirmou.
Ao final, ele também lançou um desafio ao setor: trazer para o Rio eventos de peso como a Equipotel, uma das maiores feiras do segmento de hospitalidade da América Latina. “Não vamos sossegar enquanto a Equipotel não for realizada no Rio”, disse, bem-humorado.
“Com união, estratégia e investimento, estamos recolocando o Rio de Janeiro no mapa do turismo global”, concluiu.