
A Promperú reuniu mais de 180 agências de viagens e operadoras de turismo de Santa Catarina em uma ação de capacitação realizada neste mês no Aeroporto Internacional de Florianópolis. O evento apresentou os principais atrativos do destino Peru e abordou a nova rota direta entre Florianópolis e Lima, que será inaugurada em dezembro de 2025. A iniciativa teve apoio da Zurich Airport Brasil, Latam Airlines, Associação Brasileira de Operadoras de Turismo (Braztoa) e Associação Brasileira de Agências de Viagens de Santa Catarina (Abav-SC).
Com presença de profissionais das principais cidades catarinenses, como Joinville, Blumenau, Balneário Camboriú e Itajaí, a capacitação teve foco nas experiências culturais, gastronômicas e de natureza nas regiões de Lima, Cusco, Paracas, Arequipa e Puno. Segundo os organizadores, o objetivo é fortalecer o conhecimento sobre os principais atrativos peruanos e ampliar o interesse do mercado brasileiro.
O novo voo direto da Latam, anunciado em abril, terá três frequências semanais e duração média de cinco horas. As passagens já estão disponíveis para compra. Atualmente, a companhia opera voos para Lima a partir de São Paulo, Rio de Janeiro, Brasília, Porto Alegre e Curitiba.
“A chegada da rota Florianópolis–Lima contribuirá ainda mais para atrair turistas brasileiros ao nosso país”, disse a assessora econômico-comercial do escritório da Promperú no Brasil, Silvia Seperack. Ela reforçou que o tempo de voo e a variedade de experiências disponíveis são diferenciais relevantes para o público do sul do Brasil.
Dados da Promperú apontam que o Brasil é o quinto mercado emissor de turistas para o país. Em 2024, o Peru recebeu 184.725 brasileiros, o que representou alta de 41% em relação a 2023. No total, foram mais de 3,2 milhões de visitantes internacionais no ano passado.