Câmbio:

Idiomas:

Rota Turística Imperial Caminho dos Príncipes é sancionada e vira destino oficial em SC

Foto de Janaina Brito

Janaina Brito

Publicado - 18/07/2025 - 10:35

e77a1cd3 bb79 43f9 b017 4e8e9e8f5302 Rota Turística Imperial Caminho dos Príncipes é sancionada e vira destino oficial em SC
Novo roteiro liga dez municípios e valoriza atrativos culturais, históricos e de aventura em Santa Catarina (Divulgação/MTur)

O Brasil passa a contar oficialmente com um novo destino turístico reconhecido por lei: a Rota Turística Imperial Caminho dos Príncipes, em Santa Catarina. A sanção da Lei nº 15.165/2025 foi assinada nesta quinta-feira, 17 de julho, pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva.

A nova rota liga dez municípios catarinenses e amplia o potencial turístico da região Norte do estado, valorizando atrativos ligados à cultura europeia, ao ecoturismo, à gastronomia, ao turismo religioso, rural e de aventura. A iniciativa deve atrair visitantes brasileiros e estrangeiros interessados em vivências culturais e naturais.

Entre as atividades oferecidas estão trekking, voo livre, rapel, escalada, mountain bike, canoagem e boia cross, em meio a rios, morros e vales da região. O turismo rural também é destaque em localidades como Rio Negrinho, Araquari, Campo Alegre e São Bento do Sul, com experiências no campo e contato com tradições herdadas de imigrantes alemães, poloneses e ucranianos.

O legado germânico é um dos mais visíveis ao longo do Caminho dos Príncipes, principalmente em Joinville, o maior município do estado e importante polo industrial e cultural. A cidade abriga eventos consagrados como a Festa das Flores e o Festival de Dança de Joinville, que atraem milhares de visitantes anualmente.

A Rota Turística Imperial Caminho dos Príncipes abrange os municípios de Araquari, Balneário Barra do Sul, Campo Alegre, Corupá, Guaramirim, Jaraguá do Sul, Joinville, Rio Negrinho, São Bento do Sul e São Francisco do Sul. A oficialização do roteiro representa mais visibilidade, estrutura e oportunidades para o turismo regional.