
A Latam transportou mais de 1 milhão de passageiros no Rio Grande do Sul entre janeiro e maio de 2025, um crescimento de 17% em relação ao mesmo período de 2024. O aumento da demanda leva a companhia a planejar uma expansão de 46% na oferta de voos no estado até o fim do ano.
Segundo dados da Anac, a empresa lidera o mercado doméstico no estado com 36,5% de participação e ampliou sua fatia no setor internacional, de 27% para quase 40%. As operações abrangem os aeroportos de Porto Alegre, Passo Fundo, Caxias do Sul e Pelotas.
Entre as novidades previstas para o segundo semestre estão rotas inéditas, como Porto Alegre-Belo Horizonte, Porto Alegre-Florianópolis e Porto Alegre-Buenos Aires (Aeroparque). Algumas rotas existentes também terão reforço, como os voos para Curitiba, Brasília e Galeão, que ganharão mais frequências semanais.
A expansão ocorre no contexto de retomada da malha aérea após as enchentes de 2024, que afetaram a infraestrutura local. A companhia também atuou no período com o programa Avião Solidário, transportando gratuitamente animais, voluntários e doações.
“O crescimento da Latam no Rio Grande do Sul reflete nosso compromisso com o estado e a confiança na sua relevância para os negócios e o turismo”, disse Aline Mafra, diretora de Vendas e Marketing da Latam Brasil.
Em maio, a empresa promoveu em Porto Alegre seu primeiro roadshow do ano, reunindo 120 agentes e operadores do setor. A ação buscou aproximar a companhia do trade local e reforçar o papel da capital gaúcha na malha aérea nacional.
A ampliação da conectividade internacional tem apoio da Embratur, com foco na promoção de destinos brasileiros fora do país.