
A Clia Brasil finalizou sua tradicional série de reuniões pós-temporada para promover avaliações, alinhamentos, identificar melhorias e planejar estratégias entre uma temporada de cruzeiros e outra.
Entre maio e o início de julho, o presidente da Clia Brasil, Marco Ferraz, e representantes das companhias Costa Cruzeiros e MSC Cruzeiros visitaram destinos da temporada 2024/2025, incluindo Santos, Ilhabela, Balneário Camboriú, Porto Belo, Itajaí, Maceió, Salvador, Rio de Janeiro e Angra dos Reis.
O objetivo dos encontros com representantes da Polícia e Receita Federal, Anvisa, Capitania dos Portos, forças de segurança, secretarias de turismo, receptivos, terminais de passageiros e demais órgãos envolvidos na operação dos cruzeiros foi debater o desempenho da temporada encerrada e levantar pontos de aprimoramento e oportunidades específicas de cada região.
Além da operação portuária, as reuniões abordaram tendências, como o aumento das viagens multigeracionais, com quase um terço dos hóspedes viajando com três ou mais gerações da mesma família, o crescimento do número de cruzeiristas de primeira viagem (31% nos últimos dois anos), a ampliação da oferta de experiências, o planejamento antecipado das escalas, com mais de um ano de preparação, e os investimentos contínuos em tecnologias e combustíveis alternativos para uma indústria cada vez mais sustentável.
O impacto econômico das escalas é significativo: cada cruzeirista gera, em média, R$ 668,91 nas cidades de escala e R$ 877,01 nas cidades de embarque e desembarque. Esses valores movimentam pequenos e grandes negócios locais — do vendedor ambulante ao operador de passeios, do taxista ao hotel.
“Os encontros pós-temporada são parte de uma agenda contínua da Clia Brasil, que também realiza encontros pré-temporada com o mesmo objetivo: promover excelência operacional, fortalecer parcerias e gerar resultados importantes para os destinos e para a indústria de cruzeiros como um todo”, afirma Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil.