
A Azul Linhas Aéreas encerrou o primeiro semestre de 2025 com desempenho expressivo em Minas Gerais, consolidando o estado como um de seus principais mercados no país. Segundo dados da Anac (Agência Nacional de Aviação Civil), a companhia transportou 2,3 milhões de passageiros em voos com origem em cidades mineiras, o que representa um crescimento de 21,3% em relação ao mesmo período de 2024. O avanço é mais que o dobro da média registrada nacionalmente pela companhia, que foi de 8,4% no mesmo intervalo.
O destaque do período foi o Aeroporto Internacional de Belo Horizonte, em Confins, segundo maior hub da Azul, que respondeu por 89% do total de embarques da empresa no estado. Entre janeiro e junho, o terminal movimentou 2,06 milhões de passageiros em voos da Azul, número 23,8% maior que no mesmo período do ano passado. As rotas mais movimentadas em Minas Gerais foram os voos de Confins para Campinas, Recife e Congonhas.
Presente em 15 cidades mineiras, a Azul manteve no primeiro semestre uma média de 4,2 mil voos mensais no estado, com mais de meio milhão de assentos oferecidos. A malha aérea conecta todas as regiões de Minas ao restante do Brasil e ao exterior, fortalecendo a estratégia de regionalização da companhia.
“A Azul vem otimizando sua malha para atender às necessidades dos nossos Clientes e também fazer uso eficiente da frota, sempre focada no seu compromisso de ampliar sua conectividade e estimular a regionalidade, presente no DNA da Companhia. O crescimento expressivo de Clientes a bordo de nossas aeronaves mostra que estamos no caminho certo, unindo a qualidade do serviço da Azul com a eficiência operacional”, afirma Abih Shah, presidente da Azul.
Crescimento consistente também em junho
O bom desempenho da Azul em Minas Gerais se manteve em junho, quando 351,8 mil passageiros embarcaram em voos com origem em Confins. O número representa um crescimento de 16,2% em relação ao mesmo mês de 2024, reforçando a importância estratégica do estado na malha da companhia.
15,6 milhões de passageiros no semestre
No cenário nacional, a Azul transportou 15,68 milhões de passageiros entre janeiro e junho de 2025, alta de 8,4% na comparação com o primeiro semestre do ano anterior. Esse aumento, equivalente a 1,22 milhão de passageiros a mais, foi impulsionado por uma malha mais eficiente e otimizada.
Ao todo, foram cerca de 155 mil voos operados no período, com aumento de 6,5% na oferta de assentos. Somente em junho, a companhia embarcou 2,65 milhões de passageiros, sendo 2,52 milhões em voos domésticos e 129 mil em internacionais.