
A 11ª edição do evento de capacitação e networking ‘Um Dia de Cruzeiros no Rio’ reuniu, nesta quarta-feira (23), cerca de 150 agentes de viagem, a Clia Brasil e as principais companhias marítimas do segmento – Costa Cruzeiros, Discover Cruises, Disney Cruise Line, MSC Cruzeiros, Norwegian Cruise Line, Píer Mauá, R11 Travel, Transmundi Operadora e Velle Representações.
Marco Ferraz, presidente da Clia Brasil, abriu as apresentações destacando a importância dos agentes para a vendas das operadoras marítimas e fazendo um resumo das atividades globais da entidade. Em seguida, mostrou alguns dados recentes de mercado.
Volume de passageiros – Em 2024, foram 34,6 milhões cruzeiristas em todo o mundo, com crescimento de 9,3% em relação a 2023, e ultrapassando 2019 em 6,8%. A América do Sul colaborou com 1,17 milhão, um aumento de 7,8% em relação a 2023 e de 3,8% em comparação a 2019. A previsão da Clia é chegar a 42 milhões de passageiros em 2028.
Destinos – Caribe continua sendo a região favorita e foi escolhido por 14,98 milhões de cruzeiristas, com um crescimento de 17,1% em relação a 2023. Um em cada quatro passageiros elegeu o Caribe. A América do Sul recebeu 1,5 milhão de cruzeiristas, 2,8% a menos do que em 2023. Ou seja, um em cada 34 fez um itinerário sul-americano.
Frota – A frota global continua crescendo e vai chegar a 651 mil leitos este ano, distribuídos em 310 navios. Serão 11 novos em 2025, com 35 mil camas e aumento de capacidade em 5%. Até 2036, há 58 embarcações encomendadas, com mais 180 mil leitos, representando 27% de aumento de capacidade e muitas oportunidades para os agentes de viagem.
Oportunidades no Brasil – Para os 31% de cruzeiristas estreantes, os programas temáticos brasileiros, mais curtos, são uma opção. Cruzeiros multigeracionais, outro segmento forte no Brasil, atraem 28% dos passageiros. E 60% das pessoas passam uma noite na cidade antes de embarcar, enquanto 54% ficam mais uma noite no final.
Marco Ferraz apontou que é importante vender melhor o antes e o depois. Segundo a pesquisa da CLIA Brasil, 79% dos cruzeiristas dizem que os consultores de viagens têm impacto significativo na decisão de fazer um cruzeiro. Marco reforçou com os agentes a importância de fazer ao menos uma visita técnica aos navios ou um minicruzeiro para conhecer melhor o produto a ser vendido.
“É um casamento bacana. O match do cruzeirista com o itinerário, o navio, a cabine, é o agente que tem que proporcionar”, comparou o presidente da CLIA Brasil.
Tendências – A capacidade global dos navios de exploração vai aumentar 150% até 2029, comparado com 2019. Muitos desses cruzeiros de expedição passam pelo Brasil no verão, a caminho da Antártica, e param em destinos menos usuais para navios maiores, como Morro de São Paulo e Itacaré, na Bahia. E como em todo o setor de viagens, o segmento de luxo, com cabines a partir de mil dólares por pessoa por dia, também está crescendo nos cruzeiros. O mercado triplicou desde 2010 e chegou a 97 navios no ano passado.
Economia local – Os dados sobre a temporada passada no Brasil serão apresentados em setembro, em uma pesquisa realizada pela Clia Brasil em parceria com a FGV. No verão de 2023-24, foram nove navios, que fizeram cerca de 200 roteiros, considerando apenas os itinerários de cabotagem. Já se sabe que o impacto econômico do próximo verão será menor. Serão somente sete navios (cinco da MSC e dois da Costa) em cerca de 160 itinerários.
“Vamos perder 200 mil leitos, e isso tem impacto na geração de emprego e de renda”, pontuou Marco. “Estamos com um grupo de trabalho para tentar reverter, porque temos destinos maravilhosos e somos uma fonte de cruzeiristas, com um público entusiasmado”.
O presidente da Abav-RJ, Marcelo Siciliano, por sua vez, destacou o compromisso da entidade com o fortalecimento do setor e a capacitação dos profissionais de turismo. “Faremos tudo o que estiver ao nosso alcance para treinamento dos agentes. Hoje, reunimos aqui os maiores players do mercado”, disse Marcelo Siciliano, presidente Abav-RJ.
Em um momento de troca e fortalecimento do setor, Marisa Cardoso, coordenadora de Turismo do Sebrae-RJ, ressaltou a importância da conexão entre os profissionais e da qualificação contínua para acompanhar o crescimento do turismo no estado
“O turismo é um setor de redes e nos encontrarmos sempre traz bons resultados. Precisamos continuar nos qualificando para receber cada vez mais turistas, porque os números atuais são muito expressivos”, destacou Marisa Cardoso.
Já o subsecretário Estadual de Turismo, Nilo Sérgio, reforçou a importância do evento e dos agentes de viagens na indústria do Turismo. “Cruzeiros é um dos segmentos que mais cresce em todo o Brasil e é um produto espetacular”, acrescentou Nilo Sérgio.