
A imagem original do Senhor do Bonfim está exposta na basílica que leva o nome do santo, na Cidade Baixa, em Salvador, até o dia 10 de agosto. A presença de fiéis deve aumentar a partir de 1º de agosto, quando terão início as comemorações do Jubileu dos 280 anos da chegada da imagem de Portugal à capital baiana
“A ideia de descer a imagem para que as pessoas possam contemplá-la e venerá-la mais de perto deu certo. As missas estão mais cheias, com filas e os fiéis estão felizes com essa experiência”, explicou o reitor da basílica, padre Edson Menezes. A imagem foi transferida do altar-mor para um espaço mais próximo ao público, atraindo a atenção de baianos e turistas nacionais e estrangeiros que visitam diariamente a Colina Sagrada.
Trazida de Setúbal, em Portugal, pelo capitão de mar-e-guerra Teodósio Rodrigues de Faria, que fundou a Irmandade do Nosso Senhor do Bonfim da Bahia, a escultura de Jesus crucificado é esculpida em madeira de pinho de riga. Ela está em exposição, de segunda-feira a domingo, das 7h30 às 18h.