
O turismo brasileiro vive um momento histórico. De janeiro a junho de 2025, mais de 5 milhões de visitantes internacionais chegaram ao país, um crescimento de 48% em relação ao mesmo período de 2024. Os dados foram apresentados por Juliana Paiva de Oliveira, do Ministério do Turismo, durante a LGBT+ Turismo Expo, realizada nesta quinta-feira (24), no Hotel Unique, em São Paulo.
“Milhões de visitantes vindo do exterior, né, para o Brasil. E por favor, tirem foto, registrem esses dados, porque a gente está muito feliz”, disse Juliana. “Isso é o resultado de muito trabalho do Ministério do Turismo, da Embratur, mas também de vocês, dos destinos, das operadoras turísticas que recebem esses turistas.
De acordo com o ministério, os turistas estrangeiros também estão deixando mais dinheiro no Brasil. De janeiro a maio, foram mais de US$ 3 bilhões em gastos, uma alta de 14% em relação ao mesmo período do ano passado.
Outro dado de destaque: mais de 107 mil novos postos de trabalho foram criados no setor entre janeiro e abril. O volume de investimentos internacionais também cresceu: o país atraiu mais de US$ 81 milhões no primeiro trimestre, um aumento de 88% em comparação a 2024.
“Turismo é emprego. E esses dados ajudam a colocar o Brasil como destino de investimentos”, reforçou Juliana.
Nova Lei Geral do Turismo e presença LGBTQIA+ nas decisões
Entre as políticas que impulsionaram esses números está a nova Lei Geral do Turismo, aprovada em tempo recorde. A nova legislação alterou 175 dispositivos, revogou 61 e eliminou duas leis anteriores.
O governo também ampliou a representatividade da comunidade LGBTQIA+ no Conselho Nacional de Turismo. “Nós criamos uma cadeira específica que pode ser ocupada pela comunidade LGBT. E hoje o representante é o Ricardo, da Câmara de Comércio e Turismo LGBT”, destacou Juliana.
Uma das prioridades do ministério é a qualificação dos dados sobre turismo LGBT. Para isso, foi iniciado um mapeamento com apoio da Rede Brasileira de Observatórios do Turismo e da Associação Nacional de Pós-Graduação em Turismo.
Durante o painel, Juliana também fez um alerta sobre a subnotificação de eventos LGBTQIA+ no Calendário Nacional do Turismo. “Na Semana do Orgulho, encontrei apenas cinco eventos LGBT cadastrados. E me disseram que existem mais de 300 paradas no Brasil. Mas institucionalmente, isso não chega pra gente.”
Qualificação gratuita, Cadastur e inclusão no mercado
Juliana reforçou que associações LGBTQIA+ podem se cadastrar no Cadastur, desde que prestem serviços turísticos de forma remunerada e estejam formalizadas. Isso garante acesso ao Fundo Geral do Turismo, além de visibilidade institucional.
Ela também destacou os cursos gratuitos online oferecidos pela Plataforma da Escola Nacional de Turismo, com foco atual em atendimento ao turista. “Vamos lembrar que turismo também é inclusão, empregabilidade e formação.”
Salão do Turismo terá Espaço da Diversidade
O Salão Nacional do Turismo, que acontece de 21 a 23 de agosto, no Anhembi (SP), terá pela primeira vez um Espaço da Diversidade com programação especial para o público LGBTQIA+ no dia 22.
“Queremos conversar sobre os impactos desse movimento de cancelamento das políticas de diversidade no turismo”, disse Juliana. “E vamos lançar um ato para que empresas possam aderir à estratégia nacional de empregabilidade LGBT.”