
O turismo brasileiro segue em expansão em 2025 e reforça sua importância como motor da economia nacional. Segundo a Associação Brasileira das Locadoras de Automóveis (ABLA), mais de 455 mil veículos foram alugados para fins turísticos no primeiro semestre deste ano – um crescimento de quase 6% em relação ao mesmo período de 2024, quando 430 mil unidades foram locadas com esse objetivo.
O desempenho do setor de locação é ainda mais expressivo quando considerado o cenário geral. Em 2024, o mercado movimentou R$ 52,9 bilhões, um avanço de 17,8% sobre os R$ 44,9 bilhões de 2023. Foram mais de 79,7 milhões de usuários atendidos e mais de 105 mil empregos diretos gerados. Hoje, o Brasil conta com 31.487 locadoras em operação.
Para o ministro do Turismo, Celso Sabino, esse cenário é resultado dos investimentos feitos para estruturar e promover os destinos nacionais. “Estamos observando um incremento nunca visto no turismo interno brasileiro. Isso está sendo possível graças aos investimentos de infraestrutura e promoção turística no nosso país, que permite que os viajantes conheçam, cada vez mais, os nossos destinos e tudo de melhor que o Brasil tem a oferecer”, afirmou.
O presidente da Abla, Marco Aurélio Nazaré, destaca as vantagens da locação para quem viaja a lazer ou a trabalho. “O tamanho da frota das locadoras para atender o turismo interno mostra, inclusive, que mais brasileiros estão viajando dentro do nosso próprio país. Seja em férias ou a trabalho, com um carro alugado fica bem mais fácil otimizar o tempo no destino e também expandir a viagem para conhecer atrações próximas”, explicou.
Voos domésticos também batem recordes
Outro reflexo direto do aquecimento do turismo está no transporte aéreo. Dados da Agência Nacional de Aviação Civil (Anac) indicam que o Brasil registrou 48 milhões de passageiros em voos domésticos entre janeiro e junho de 2025 – uma alta de 8,3% em relação aos 44,3 milhões do mesmo período do ano anterior.
Somente no mês de junho foram 8,2 milhões de embarques e desembarques em voos nacionais, número 10,8% superior ao de junho de 2024. Esse foi o segundo melhor resultado mensal do ano, empatado com maio e atrás apenas de janeiro, que somou 8,6 milhões de passageiros.
Iniciativas de incentivo ao turismo
Os bons resultados têm sido reforçados por programas como o “Conheça o Brasil”, criado pelo Ministério do Turismo em 2023. A iniciativa busca incentivar e facilitar as viagens de brasileiros dentro do país por meio do fortalecimento da mobilidade aérea e terrestre e do estímulo ao turismo regional.
Uma das ações é o “Conheça o Brasil: Voando”, em parceria com o Ministério de Portos e Aeroportos e a Associação Brasileira das Empresas Aéreas (Abear), com foco na democratização do acesso à aviação civil e no fortalecimento do ambiente de negócios do setor aéreo.