
A 7ª edição do Rio de Negócios discutiu nesta quinta-feira (24), com especialistas três eixos estratégicos para o futuro do turismo: práticas ESG, o uso da inteligência artificial no setor e adoção do sistema tax free no Rio de Janeiro.
“O Rio de Negócios é um espaço para pensar o turismo de forma estratégica, conectando o setor às grandes transformações. Os temas em debate mostram como o Rio está se preparando para oferecer uma experiência alinhada às expectativas dos visitantes e do mercado”, afirmou Luiz Strauss, presidente executivo do Visit Rio.
O encontro anual realizado no Grand Hyatt Rio de Janeiro, na Barra da Tijuca, teve início com uma rodada de negócios seguida por dois painéis e uma palestra.
Um dos destaques do evento foi o debate sobre o tax-free, que promete elevar a competitividade do Rio no cenário internacional. O andamento da implantação da medida no estado foi apresentado por Otavio Leite, consultor da presidência da Fecomércio RJ.
“As secretarias de estado de Turismo e de Fazenda estão nos momentos finais da regulamentação e, em breve, será publicado o edital de licitação internacional para definição do operador. Estamos muito próximos da implantação do sistema no Rio de Janeiro. Uma vez implantado, será possível incorporar essa novidade nas estratégias de marketing de promoção do destino, com potencial para ampliar os gastos dos turistas na cidade”, destacou Leite.
A experiência internacional foi apresentada pela vice-secretária de Turismo do Chile, Verónica Pilar Pardo Lagos, que compartilhou os planos do país para implementar o tax-free até julho de 2025. “O tax-free é uma forma de fidelizar o turista, não só atrair. Queremos que o turista volte, e o reembolso do imposto pode ser um diferencial”, afirmou Pilar, acrescentando que o país espera receber um milhão de turistas a mais nos próximos anos.
Rodrigo Lovatti, diretor-superintendente do Shopping Leblon, também participou do painel, reforçando o impacto positivo do modelo para o comércio local. Segundo Lovatti, o consumo do turista já se mostra relevante no atual cenário, o que deve se intensificar com a implantação do tax-free.
ESG e IA entram na agenda
As práticas ambientais, sociais e de governança (ESG) e o uso de Inteligência Artificial (IA) já fazem parte das decisões estratégicas do setor turístico. No evento, especialistas mostraram como essas agendas estão moldando as atividades turísticas, da gestão ambiental e inclusão social ao uso de dados e automação para otimizar operações e ampliar resultados.
Álvaro Riz de Barros, professor do IBMEC e pesquisador em engenharia e IA destacou o crescimento do uso da tecnologia em companhias aéreas e redes hoteleiras, com foco na previsão de demanda, monitoramento da concorrência e precificação dinâmica em tempo real. “A IA pode auxiliar o setor de forma tática e estratégica, desde a otimização de processos corriqueiros até a análise de contratos e definição de estratégias mais elaboradas”, explicou.