Câmbio:

Idiomas:

Abih-SP lança projeto de retrofit tecnológico para modernizar hotéis no estado de São Paulo

O evento reuniu os responsaveis pelo projeto junto a Abih SP Abih-SP lança projeto de retrofit tecnológico para modernizar hotéis no estado de São Paulo
O evento reuniu os responsáveis pelo projeto junto à Abih-SP (Ana Azevedo/M&E)

SÃO PAULO – A Associação Brasileira da Indústria de Hotéis de São Paulo (Abih-SP) apresentou nesta quarta-feira (30) um projeto voltado à modernização tecnológica dos hotéis do estado. A iniciativa inclui automação de suítes, digitalização de serviços, otimização energética e integração com práticas ESG, com foco em eficiência operacional e aumento da competitividade do setor.

O projeto foi detalhado à imprensa durante evento da entidade, com participação de consultores técnicos e empresariais. O consultor José Roberto Muratori explicou que o plano divide o retrofit em três frentes. A proposta inclui controle automatizado de luzes, cortinas e ar-condicionado, comandos por voz, fechaduras com sensores, sonorização e gestão energética.

“Dividimos o retrofit em três partes: suítes, áreas comuns e infraestrutura. São soluções diferentes, que precisam ser tratadas em momentos diferentes”, afirmou Muratori. Segundo ele, além da experiência do hóspede, o objetivo é reduzir custos e ampliar o controle operacional com tecnologias simples e escaláveis.

IA na comunicação com o hóspede 

Renato Prado, especialista em Gestão Empresarial, destacou a importância da conectividade como novo critério de escolha para hóspedes. “Hoje os hóspedes procuram primeiro uma boa internet e só depois vêm a cama, o chuveiro e o café da manhã”, disse. 

O consultor apresentou o Guest Facilities, uma plataforma digital integrada ao Portal do Hoteleiro, que permite a personalização de serviços e atendimento via IA nos apartamentos. O sistema estará disponível para teste gratuito por 60 dias.

A plataforma resolve até 70% dos chamados técnicos relacionados à internet por meio de inteligência artificial, segundo Parco. Isso libera a equipe para focar em demandas mais estratégicas e melhora a percepção de qualidade por parte do cliente.

Walter Teixeira, CEO da TX Consultoria, apresentou simulações financeiras apontando o retorno sobre o investimento da modernização entre 1,5 e 2,8 anos, dependendo da complexidade da obra. “Um hotel que fizer todo o investimento terá o retorno em um ano e meio. Isso mostra que é viável e urgente”, afirmou.

Segundo Teixeira, a média da diária hoteleira no estado é de R$ 500, com ocupação de 57%. Com a modernização, a expectativa é elevar esses indicadores por meio de melhor aproveitamento de receita, redução de desperdícios e maior atratividade para o novo perfil de viajante.

Solução Abih-SP

O presidente da Abih-SP, Marcos das Boas, afirmou que 80% da hotelaria paulista é composta por empreendimentos independentes e que a entidade busca oferecer soluções que permitam competir sem acirrar disputas entre associados. “Entregar condições para que os hoteleiros compitam sem serem concorrentes entre si”, disse.

Nesse contexto, a Solution4Hotel também foi apresentada como uma das frentes estratégicas do programa. A iniciativa, desenvolvida em parceria com a Abih Nacional, tem como missão agregar valor à indústria hoteleira brasileira por meio da união do setor e da adoção de soluções práticas e sustentáveis. Com um modelo já validado em outros mercados, a plataforma aplica o conceito de economia de escala para gerar resultados consistentes, promover boas práticas de gestão e fortalecer o ecossistema hoteleiro.

Entre os principais serviços oferecidos estão a compra colaborativa e o marketplace B2B. A compra colaborativa consolida demandas de produtos entre hotéis e conecta os compradores a fornecedores homologados, criando um ambiente propício à otimização da cadeia de suprimentos. O modelo permite maior volume de negócios e ganhos operacionais, com processos organizados por agenda.

Já o marketplace digital funciona como um ambiente de negócios exclusivo para o setor, reunindo produtos, serviços e soluções com preços competitivos, suporte técnico, SAC, cotações e logística integrada. A proposta é consolidar a Solution4Hotel como o principal canal de compras da hotelaria nacional.

A operação da plataforma é centrada na organização e eficiência: cuida de todo o processo — da seleção de itens à entrega — e promove a união de um grande número de hotéis em processos conjuntos de aquisição, resultando em condições mais vantajosas para todos os envolvidos. O objetivo é acelerar e qualificar o abastecimento do setor, com ganhos operacionais tangíveis.

Entre os benefícios para os compradores estão a inteligência de mercado aplicada ao planejamento de compras, acesso a fornecedores qualificados, redução de custos e acompanhamento dos processos em parceria com a equipe da plataforma. Já os fornecedores ganham visibilidade, acesso a novos mercados, planejamento estruturado de vendas e ações diretas de relacionamento com compradores do setor.

Para comunicar as orientações ao mercado, a Abih-SP atualizou o Portal do Hoteleiro com uma landing page dedicada ao projeto de retrofit. A página reúne guias, tendências, soluções e links para adesão à Solution4Hotel, além de conteúdos técnicos voltados à digitalização e modernização dos empreendimentos.

IMG 6290 Abih-SP lança projeto de retrofit tecnológico para modernizar hotéis no estado de São Paulo
Agora o Portal do Hoteleiro, que é um projeto da ABIH-SP, conta com uma página dedicada ao retrofit (Reprodução do site/Portal do Hoteleiro)

A entidade também tem percorrido cidades do interior e litoral paulista para ouvir demandas regionais e ampliar a base de adesão ao programa. “O retrofit tecnológico é uma tendência inexorável. Já chegou, já está no mundo — e agora estamos chamando a atenção da hotelaria paulista”, resumiu Teixeira.

A proposta da Abih-SP é permitir uma transição tecnológica gradual, modular e financeiramente viável, com impacto direto na eficiência, na receita e na competitividade da hotelaria independente.

Tópicos relacionados