Câmbio:

Idiomas:

Roteiro jordaniano continua e revela novos atrativos turísticos religiosos; confira

MONTE NEBO – Após a experiência em Betânia na manhã desta terça-feira (9), a viagem seguiu a mais um destino histórico e religioso de grande importância, Foi no Monte Nebo que, segundo a Bíblia, Moisés teria avistado a Terra Prometida antes de morrer. A aproximadamente 817 metros de altitude, oferece uma vista panorâmica da Terra Santa, incluindo o Mar Morto, o Vale do Rio Jordão, e a cidade de Jericó, além de ser um importante local de peregrinação para judeus, cristãos e muçulmanos.

Veja todas as fotos abaixo

Nele são encontrados os restos de uma basílica bizantina, mosaicos, uma igreja, capelas e uma vista panorâmica sobre o Vale do Jordão, o Mar Morto, Jericó e, em dias muito claros, até Jerusalém.

The Book of Love Among Nations

Logo na entrada do Monte tem uma escultura memorial, O Livro de Amor Entre os Povos”, que representa um livro monumental dedicada após a visita do Papa João Paulo II ao Monte Nebo em 2000. A obra, do escultor italiano Vincenzo Bianchi, celebra a união espiritual entre as três tradições abraâmicas:

  • A Torá judaica
  • O Alcorão muçulmano
  • O Evangelho cristão

“Deus é amor” está escrito nos pés da obra em grego, latim e árabe, além da citação bíblica em latim: “Unus Deus Pater Omnium Super Omnes” (“Um só Deus e Pai de todos, que está acima de todos”).

Serpente de bronze Roteiro jordaniano continua e revela novos atrativos turísticos religiosos; confira

Serpente de bronze

Outro destaque artístico no local é a escultura de Giovanni Fantoni, que simboliza a serpente levantada por Moisés no deserto e, teologicamente, a crucificação de Jesus, uma metáfora de cura e salvação.

Basílica Memorial de Moisés

Construída no século IV pelos primeiros cristãos, sobre o ponto tradicional onde Moisés teria avistado a Terra Prometida antes de morrer.

É conhecida por seus mosaicos preservados no chão, com representações de animais, plantas e cenas de caça, considerados alguns dos mais importantes da região.

Nos séculos V e VI, o local passou por ampliações e se tornou uma basílica bizantina, que atualmente é fruto de uma restauração feita pelos franciscanos, que começaram a cuidar do local em 1932.

Do pátio em frente, há a vista panorâmica descrita na Bíblia: o Vale do Jordão, o Mar Morto e, em dias claros, até Jerusalém.

MADABA

Na sequência, o famtour seguiu para mais um destino jordaniano a menos de 10 km do Monte Nebo. Também chamada de cidade dos mosaicos, Madaba concentra um dos patrimônios mais importantes do cristianismo primitivo.

O mais famoso mosaico da cidade, do século VI, está no chão da igreja ortodoxa de São Jorge, que mostra o mapa mais antigo conhecido da Terra Santa, incluindo Jerusalém, Belém, Jericó e até o próprio Rio Jordão. Hoje, Madaba é um símbolo de convivência religiosa, com comunidades cristãs e muçulmanas vivendo lado a lado.

Mosaic Trail

Falando em mosaico, uma visita a uma fábrica para ver como funciona o trabalho desta obra.

Igreja de São Jorge

Construída sobre ruínas de uma antiga igreja bizantina em 1896, seu grande destaque é o Mapa de Madaba, um mosaico do século VI, que cobre o piso do local, e considerado o mais antigo da Terra Santa. Medindo originalmente cerca de 25 x 5 metros (hoje restam uns 1/3), ele retrata cidades bíblicas da região, mostrando montanhas, rios, mares, vilarejos e rotas de peregrinação.

É um documento visual único: mistura arqueologia, fé e geografia, e mostra como os cristãos bizantinos viam a Terra Santa. Atualmente serve como referência para arqueólogos e historiadores, já que algumas cidades desaparecidas foram identificadas graças ao mosaico.

Última parada

Encerrando o segundo dia do famtour no Shell Luxury Camp, uma opção de hospedagem de luxo na cidade de Wadi Rum, no meio do deserto com conforto e estilo. As acomodações são tendas modernas, equipadas com ar-condicionado, banheiro privativo e varanda.

Na ocasião, outro anfitrião do famtour pela Jordânia foi homenageado. Em nome da Flot Viagens e seus convidados nesta experiência, Eduardo Barbosa, diretor da operadora, agradeceu a hospitalidade a Mohamed Ali, gerente do Shell Luxury Camp.

Para encerrar mais uma noite: música, dança, fogueira e celebração! Amanhã tem mais!

TO BE CONTINUED…

*O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA

Tópicos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *