Câmbio:

Idiomas:

Google Cloud Summit 2025: Embratur apresenta plataforma inovadora para gestão do turismo

unnamed 95 edited 1 Google Cloud Summit 2025: Embratur apresenta plataforma inovadora para gestão do turismo
Com o lançamento do Hermes, a Embratur passou a gerar dados estruturados, sistematizados e validados sobre a execução de sua política de promoção internacional do turismo (Eudes Benício/Embratur)

A Embratur marcou presença no palco principal do Google Cloud Summit 2025, realizado nesta quarta-feira (10) no Transamérica Expo Center, em São Paulo, com uma apresentação que chamou a atenção do público e da própria Google Brasil. Convidada pela gigante de tecnologia, a Agência mostrou como desenvolveu internamente o Hermes, um sistema de gestão que integra planejamento estratégico, orçamento e execução de suas políticas de promoção internacional do turismo.

Desenvolvido pela própria equipe da Embratur com o uso do Google AppSheet e outras ferramentas de desenvolvimento simplificado, o Hermes conecta planejamento, execução de despesas e análise de resultados em tempo real. A plataforma permite organizar, categorizar e rastrear todos os investimentos, custos e ações da Agência, oferecendo recortes financeiros, contábeis e estratégicos, além de gerar dados para indicadores de política pública, como mercados prioritários, segmentos turísticos e ferramentas de promoção utilizadas.

O painel contou com a participação de Caroline Jorge, gerente de Orçamento, Finanças e Contabilidade; Nathan Souza, gerente de Transformação Digital; Gabriel de Jesus, supervisor de orçamento; e João Barros, assessor executivo júnior. Durante a apresentação, a equipe detalhou o processo de desenvolvimento do Hermes e a transição tecnológica que a Agência realizou na atual gestão.

Segundo a Google, o Hermes é um dos maiores e mais completos casos de uso do AppSheet na América Latina. O diferencial está na abordagem estratégica da Embratur: antes da programação, foram realizados processos rigorosos de revisão normativa, redesenho de processos, definição do modelo de negócio e elaboração de fluxogramas, garantindo um desenvolvimento ágil e maior produtividade.

O presidente da Embratur, Marcelo Freixo, ressaltou a inovação do sistema: “O diferencial do projeto está na união entre negócio e tecnologia, demonstrando que soluções personalizadas podem ser construídas por equipes dinâmicas, aproximando a gestão do processo de desenvolvimento tecnológico.”

Desde seu lançamento em janeiro deste ano, o Hermes substituiu a gestão baseada em dezenas de planilhas, consolidando dados de forma estruturada, sistematizada e validada. Para o diretor de Gestão e Inovação da Embratur, Roberto Gevaerd, o sistema representa um salto de eficiência: “Dois anos depois, temos o Hermes, que conecta planejamento, orçamento e resultados em tempo real. Além de facilitar a gestão, amplia a transparência e consolida a cultura de inovação que estamos construindo na Embratur.”

Além de agilizar processos internos, aumentar a produtividade e apoiar decisões baseadas em dados, o Hermes cria uma nova fonte de informações acessíveis à sociedade, permitindo análise de investimentos e avaliação de resultados alcançados. Freixo conclui: “Estamos falando de uma iniciativa pioneira em transparência e inteligência institucional no setor de turismo internacional.”

Tópicos relacionados

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *