
MAR MORTO – Depois de conhecer diversos atrativos da Jordânia, incluindo as ruínas de Jerash, Rio Jordão, Monte Nebo e Petra, a programação do famtour inédito da Flot na Jordânia ainda reservava o último destino: o Mar Morto.
Desde a tarde de sexta-feira (12), o grupo de profissionais desta viagem estão hospedados no hotel Mövenpick, situado na costa norte do Mar Morto, no ponto mais baixo da Terra, com acesso direto à atração que chama atenção de todas as partes do mundo.
Sobre o Mar Morto
Há quem ainda desconheça, mas o Mar Morto não é um mar e, sim, um lago, localizado entre a Jordânia, na parte leste e Israel/Cisjordânia, na oeste.
Ele é resultado de movimentos tectônicos: há milhões de anos, a Placa Africana e a Placa Arábica se separaram, criando o Vale do Rift, onde foi se aprofundando e acumulando água de rios, especialmente o Rio Jordão, que é até hoje o principal afluente.
Está a 430 metros abaixo do nível do mar, que é o ponto maia baixo do planeta em terra firme. Mede aproximadamente 50 km de comprimento e entre 15 e 17 km de largura.
Sua salinidade extrema, com uma concentração que varia de 25% a 34% de sais minerais (o mar comum tem cerca de 3,5%), não permite vida marinha e faz o corpo flutuar automaticamente, sendo impossível mergulhar.
Como não tem saída para o oceano, a água só sai por evaporação, o que deixou os sais e minerais acumulados, resultando em uma salinidade altíssima.
Os benefícios encontrados na argila às margens do Mar Morto são únicos e cientificamente estudados para uso no corpo humano:
- melhora a hidratação da pele, dá brilho, remove impurezas;
- muito usada em tratamentos de psoríase, eczema e acne.
Além disso, muitos médicos recomendam o Mar Morto como terapia natural para doenças respiratórias, dermatológicas e até reumatológicas, sendo que:
- Magnésio – relaxa músculos, combate estresse e ajuda no metabolismo celular;
- Potássio – equilíbrio de fluidos, bom para circulação
- Cálcio – fortalecimento de ossos e dentes, melhora da pele;
- Bromo – efeito calmante natural, alivia ansiedade e insonia.
CURIOSIDADES
- tem um atmosfera única: o ar no Mar Morto é 10% mais rico em oxigênio do que ao nível do mar, o que é ótimo para respiração e energia;
- tem uma pressão atmosférica mais alta: ajuda pessoas com problemas respiratórios como asma;
- seus raios solares passam por um “filtro natural”: devido à baixa altitude + alta pressão, os raios UVB prejudiciais são reduzidos, ou seja, é possível tomar sol por mais tempo, com risco menor de queimaduras (mas o protetor ainda é recomendado).
*O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA