
AMÃ – O domingo chegou e com ele a despedida do famtour inédito promovido pela Flot na Jordânia. Foram 7 dias explorando diversos atrativos do país do Oriente Médio como: Jerash, Betânia, Madaba, Monte Nebo, Wadi Rum, Aqaba, Petra e Mar Morto.
Jordânia é mais um destino do portfólio da operadora que superou as expectativas de cada um. Confira os depoimentos dos profissionais:
- Fátima de Oliveira Nunes, da Nossa Agência
“Estou no mercado há muitos anos, mas nunca fui à Jordânia. Tinha muita curiosidade de conhecer Petra, só que nós fizemos um pacote bem mais completo. E essa combinação foi perfeita, tanto da companhia aérea quanto o destino. Muito superior ao que eu imaginava. Um destino extremamente bacana para a família, um destino bom para adultos, até para Lua de Mel. Superou a minha expectativa.
DESTAQUE: Petra é um sonho. O Mar Morto também, mas Petra fechou com chave de ouro.
MERCADO BRASILEIRO: Cabe muito bem, mas sempre fazendo algum stop em algum outro lugar e acrescentando mais a capital Amã porque os clientes eles são curiosos. Como agora nós já temos a experiência é mais fácil de vender. Eu por exemplo quero fazer um grupo de Estambul com Jordânia. Acho perfeito as duas combinações. Excelentes para o brasileiro.”
- Regina Celia Benigno dos Santos, da RC Viagens
“Eu conheci Amã há muitos anos, quando fiz um tour pelo Oriente Médico. Nesse roteiro eu gostei muito mais do que eu encontrei agora, seja pela receptividade das pessoas, seja da hotelaria.
MERCADO BRASILEIRO: Através das postagens feitas aqui, eu já estou com pessoas interessadas. Pelo menos do meu estado, que é Mato Grosso do Sul, eles vão gostar muito.
DESTAQUE: Petra é imperdível, não tem como. Tem que ir e permanecer pelo menos uns dois dias lá. É muito interessante.Eu acho que as pessoas.”
- Rosaly Barbosa Brandão, da Gira Turismo
“Maravilhoso! Um destino impecável! Tudo. Comida, história, cultura, tudo mesmo.
DESTAQUE: Mar morto. Nossa, entrei um pouco no mar, mas vi uma diferença na pele maravilhosa. Gostei muito, muito agradável.
MERCADO BRASILEIRO: Eu acho que será rentável. Talvez não para todo mundo por causa do tempo de voo, mas tenho clientes que eu poderia oferecer, como para jovens, famílias com crianças porque a rede hoteleira tem muito espaço dedicado a elas, como na rede Mövenpick.”
- Tereza Lopes Bacha, da Mediterrâneo Viagens
“Eu achei um roteiro incrível. Só acrescentaria mais uma noite em Amã, porque eu acho que tem muito mais coisas para ver, apreciar a noite, visistar os Souksos, a Cidadela, o Teatro Romano.
DESTAQUE: Wadi Rum e Petra.
MERCADO BRASILEIRO: Acredito que será muito rentável. Apesar de já ter visitado, ainda não tinha vendido. É outra visão quando você vem a passeio e quando você faz um famtour. Porque você vem com um olhar mais técnico.”
- Walkiria Helbig, da WHG
“Estive aqui faz uns três anos. Não mudou muita coisa, mas eu acho que vi com outros olhos.
DESTAQUES: Para mim, Wadi Rum e Petra, que eu já conhecia e gosto, mas a novidade do Mar Morto foi muito legal também. Eu, com certeza, incluiria no roteiro para um cliente.
MERCADO BRASILEIRO: Vai ser rentável para qualquer pessoa porque não é um destino difícil de se entender, de viajar. Acho que é para qualquer pessoa. E ainda acrescentaria um dia a mais em Amã.”
- Reginaldo Zangaro, da RZ Viagens
“Fantástico. Foi muito completo. História, segurança, comida, o povo. É muita coisa boa.
DESTAQUE: Em primeiro lugar, o ponto alto, que eu achei o deserto, Wadi Rum. O segundo, Petra, o Tesouro. O que eu não sugeriria é a região do Rio Jordão, devido ao calor extremo.
MERCADO BRASILEIRO: O que inibe agora um pouquinho é a questão da guerra, mas é um destino super vendável, combinado com outro pode ser também, fazendo Amã, Petra e algum outro destino do Oriente Médio, ou mesmo alguma coisa de Europa, de Estambul para cá, ou combinar o Egito com a Jordânia para quem tem mais tempo.”
- Carolina Sampaio Nadal, da Sancatur
“É um destino incrível, acho que vai agradar bastante os brasileiros. Tem cultura, tem boa comida, hospedagem, segurança, fácil locomoção também. É um país bem aberto, sem restrição de vestimenta. Isso foi interessante também porque eu achei que ia ter um pouco mais de restrições e não teve.
DESTAQUE: Petra eu acho que é o destaque, não tem como. A parte do Rio Jordão também, que eu esperava que fosse um pouco mais focado na história, no catolicismo. Mas foi ótimo.
MERCADO BRASILEIRO: Vai render venda, sim, principalmente quem ainda não foi para Israel. Combinar Israel e Jordânia, acho que vai agradar a todos.”
- Danielle Honório Redivo, da DR Turismo
“Primeira vez na Jordânia e foi surpreendente, porque eu imaginava um país perigoso e esse famtour tirou todas as barreiras sobre essa dificuldade e realmente foi uma grande surpresa quanto a isso. Eu achei um país extremamente tranquilo, onde você tem ótimas estradas, a parte de vestimenta também foi muito tranquilo, a parte gastronômica é especial, extremamente bárbara, eu gostei também da parte de hotelaria. Dos países ao lado que eu tinha ido eu achava que eu realmente ia para algo muito inferior e pelo contrário, foi superior. Só podia ter focado um pouquinho mais na parte religiosa, porque eu vim um pouco pensando nisso para formar grupos, já que Israel não conseguimos trazer para a terra bíblica, então tem um pouco mais de entonação nisso.
DESTAQUE: O ponto forte para mim foi Petra. Eu gostei muito de ter conhecido Aqaba e fiquei novamente muito emocionada de estar no Mar Morto.
MERCADO BRASILEIRO: Eu já tenho, inclusive, alguns nomes de pessoas que eu posso investir esse destino com certeza.”
- Josimar Lima do Nascimento, da Veromundo
“Um destino muito interessante, principalmente porque aqui é um lugar de paz entre os que tem ao redor. Além disso me chamou atenção o povo, a hospitalidade, as rodovias, trânsito, não tivemos nenhum problema.
DESTAQUE: Petra. É algo histórico, assim como Jerash e o Mar Morto. Mas eu senti falta de explorar mais partes de Amã, o Teatro Romano, a Cidadela.
MERCADO BRASILEIRO: Muita gente que nos acompanha está pedindo para formar uma caravana, um grupo. Então, tem muita gente já curtindo e interessados.”
- Cristina Albuquerque do Nascimento, da Veromundo
“Gostei muito, me impressionou a estrutura dos hotéis no Maior Morto porque eu já estive do lado de Israel e não vi tantas opções de estrutura de hospedagem. E deste lado da Jordânia tem para todos os públicos. E a parte dos acampamentos do deserto também. Achei o máximo!
DESTAQUE: O que me chamou mais a atenção foi Wadi Rum, porque eu não imaginava que fosse tão confortável, com ar-condicionado, a infraestrutura para estar no deserto, os serviços também, ser conduzido pelos beduinos, que são os nativos do local, saber que ainda existe pessoas que enfrentam essa diversidade mesmo com toda a modernidade, eu achei bem incrível. E como tivemos a oportunidade de visitar outras categorias além do nosso, tem para todo tipo de perfil. Então dá para adaptar bastante.
MERCADO BRASILEIRO: Eu acho que é um destino que a pessoa vai querer ter o acompanhamento da agência, não é um destino que a pessoa vai querer vir sozinho. Algumas pessoas têm medo, mas eu me senti muito segura, achei o país muito seguro, as pessoas bem honestas, tanto no comércio quanto em todos os locais que passamos. Então, vamos conseguir transmitir para o cliente uma segurança também. Já o formato de roteiro para o cliente que vai investir num destino tão longe e cansativo, eu colocaria uma noite a mais na chegada, por causa do fuso, para aproveitar melhor. É um país pequeno e nós conhecemos apraticamente a Jordânia inteira, os principais pontos. Mas para o cliente, eu adaptaria um pouquinho o roteiro em noites a mais.”
- Joaquim de Carvalho, da Creta Turismo
“Realizei um sonho. Foi surpreendente. É um mix de história, culinária, natureza, é um país super acolhedor, super acolhedor.
DESTAQUE: Petra foi o ápice da viagem. Eu nunca achei que fosse um país perigoso, um país de tensão internacional. Sempre vi Jordânia como país, aliás era um dos poucos países que sempre manteve uma relação boa com Israel.
MERCADO BRASILEIRO: Só nos meus posts já tem alguns clientes comentando que já colocaram na lista deles. Eu colocaria dois dias inteiros em Amã, que é uma cidade vibrante, encantadora, tem um clima bem árabe. Enfim, oferece um mix de história, arqueologia, vida moderna, uma megalópole no Oriente Médio, ao mesmo tempo algo bem tradicional do sul, dos comércios, tudo isso.”
- Fernanda Silva Camargo Barros, da Las Casas
“Achei um programa espetacular. As experiências que vivemos, os hotéis, os lugares visitados.
DESTAQUE: No meu caso, Petra era um desejo particular, um sonho realizado. O Wadi Rum foi uma surpresa maravilhosa. O Mar Morto divertido, engraçado e diferente. Sugeriria algumas adaptações como, por exemplo, chegar mais cedo em no Wadi Rum para pegar um pôr do sol. Ampliaria o tempo em Amã. Colocaria Pequena Petra primeiro e Petra depois, porque ela perdeu completamente a graça depois da visita de Petra, e ainda teria mais tempo em Petra para poder conseguir chegar ao Monastério.
MERCADO BRASILEIRO: Eu penso em fazer um grupo, unindo talvez Jordânia e Egito porque eu tenho esse tipo de demanda. E agora, chegando com esse conhecimento sobre a Jordânia, eu acho que viabiliza esse roteiro. Um país está do lado do outro, então acho que daria para fazer uma viagem de uns 15, 18 dias.”
- Iria Belli Zaidan Rocha, da GR Turismo
“Adorei a cultura, toda a história da humanidade, tudo que se passou aqui e se passa até hoje. A comida maravilhosa, o receptivo local, o guia. Gostei muito.
DESTAQUE: Petra era um destino que eu sempre queria conhecer. Então, para mim, Petra foi o top do top. E é uma das maravilhas do mundo.
MERCADO BRASILEIRO: Muita gente está curtindo e está pedindo cotação na GR Turismo com as publicações de todo o desenrolar da viagem.”
- Geraldo José Zaidan Rocha, da GR Turismo
“Belo destino. Até não me causou muita surpresa, porque um destino que eu sempre quis foi a tal da Petra, que é ealmente fabulosa. Fantástica.
DESTAQUE: Além de Petra, a atração na chegada, aquele sítio arqueológico romano me atraiu muito. Uma maravilha, atraente, uma tecnologia para a época fora do comum, realmente um destino maravilhoso. E não me decepcionou.
MERCADO BRASILEIRO: Sem dúvida vão gostar muito. Nós mostramos e eles gostam porque mostramos o que realmente nós passamos na viagem toda. E foi uma maravilha em todos os aspectos.”
- Eduardo Barbosa, diretor da Flot Viagens
“Um roteiro espetacular na minha opinião. Precisa de uns ajustes para os nossos clientes, o que eu vou já vou providenciar, mas são pequenos detalhes. Acho que mais timing, apesar de que o que fizemos não conta para os passageiros, devido as visitas em hotéis, que é uma parte técnica nossa. Mas de modo geral, eu acho que o roteiro é espetacular, está dentro daquela linha das Sete maravilhas do mundo com Petra. Eu posso dizer que vale a pena vir à Jordânia e fazer o roteiro.
DESTAQUE: Petra e o deserto de Wadi Rum são os grandes destaques. E eu acho que o importante da viagem, participando do famtour, foi possível ver o nível de segurança do país, porque talvez o maior impeditivo de vir pra Jordânia é a sensação de insegurança. E nós vimos que o lugar é super seguro, dá para viajar tranquilamente, sem nenhum problema, isolando as circunstâncias de conflitos nos países vizinhos.
PORTFÓLIO: É um produto que já está na prateleira, só que agora vai ter mais investimentos na divulgação.”
*O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA