
HAVANA — Cerca de 120 agentes de viagem de diversas regiões do Brasil estão em Cuba participando de um dos maiores famtours já realizados no país. A iniciativa é promovida pela operadora Sanchat Tour, em parceria com o governo cubano, e tem como objetivo aproximar o trade brasileiro do destino caribenho.
“Nosso objetivo é trazer os agentes de viagem ao destino para conhecer de perto as opções que existem para vender. Cuba, infelizmente, não tem campanhas massivas no Brasil, então fizemos um acordo com o governo cubano para mostrar tudo o que o país tem a oferecer”, explica Roberto Silva, CEO da Sanchat Tour, que há 30 anos atua com o mercado cubano.

Na primeira parte da viagem, o grupo ficou hospedado no Grand Aston La Habana, na região hoteleira da capital, e explorou os principais atrativos turísticos: Havana Velha, a Plaza de la Revolución, o clássico passeio em carros antigos, um jantar no La Divina Pastora e a cerimônia do disparo de canhão no forte. Também visitaram hotéis da cidade e assistiram ao espetáculo de dança e música no lendário cabaré Tropicana, ponto alto da experiência para muitos agentes.
A segunda etapa acontece em Cayo Santa Maria, aposta da Sanchat e do governo cubano para diversificar a oferta ao público brasileiro. “Queremos mostrar que Cuba vai além de Havana e Varadero. Agora incluímos Cayo Santa Maria, uma região sofisticada, muito frequentada por canadenses e europeus, e que pouco a pouco precisa entrar no radar dos brasileiros”, destaca Roberto.

A segurança também foi ressaltada pelo executivo como um diferencial. “É 100% seguro caminhar pelas ruas de Havana. O governo cubano entende que o turismo é vital para a economia, então existe um cuidado enorme com o visitante”, afirma.
De olho no futuro, a Sanchat já planeja uma ação ainda maior: em maio de 2026, pretende levar 200 agentes ao país para um roteiro que combine Havana, Varadero e Cayo Santa Maria.
Veja mais fotos:
*O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA