
Cinthia Marques, servidora concursada do Ministério do Turismo há 14 anos, deixa o cargo de coordenadora-geral de Atração de Investimentos para assumir um posto internacional. Ela foi aprovada para o cargo de Senior Project Specialist em Investimentos para as Américas no escritório da ONU Turismo nas Américas, recém-inaugurado no Rio de Janeiro. O M&E bateu um papo com ela para entender mais obre o novo desafio.
“Sou servidora concursada do MTur há exatos 14 anos e, nos últimos cinco, estive como coordenadora-geral de Atração de Investimentos. Nesse período, estive à frente da elaboração do Guia de Atração de Investimentos em Turismo no Brasil, em parceria com a ONU Turismo e o CAF, da institucionalização da Câmara de Crédito e da atração de volta do CNT, além de diversas outras iniciativas”, destacou Cinthia.
Ela explica que a abertura do escritório da ONU Turismo no Rio, em março deste ano, abriu oportunidades no país. “Eu me candidatei e, depois de algumas etapas do processo seletivo, fui aprovada para o cargo de Senior Project Specialist em Investimentos para as Américas. Então, peguei uma licença sem remuneração do MTur e estou indo viver essa aventura”, afirmou.
Com ampla experiência em investimentos e atuação na América Latina, Cinthia acrescenta: “Atualmente, estava, como MTur, na presidência da Rede Latino-americana de Governo para Atração de Investimentos em Turismo. Estou bastante animada com o novo desafio e acredito que a América Latina tem um potencial enorme para investimentos sustentáveis que transformam destinos em oportunidades para todos”.
A trajetória de Cinthia no Ministério do Turismo marca um período de importantes avanços para a atração de investimentos no setor, consolidando parcerias estratégicas e iniciativas que fortalecem o turismo brasileiro e regional. A sua atuação na ONU Turismo promete ampliar essa experiência, agora em escala continental.