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Embratur e Sebrae apresentam Plano Brasis para lideranças de competitividade estaduais da organização

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Sáskia Lima destacou que novas oportunidades que se abrem a partir da implementação do plano de marketing (Divulgação/Embratur)

O Encontro Nacional de Líderes de Competitividade do Sebrae (Enlace), que aconteceu ontem (16), em Cuiabá (MT), contou com uma apresentação do Plano Brasis, a estratégia de marketing turístico internacional do país. A Embratur, em parceria com o Sebrae, fez a apresentação abordando o papel das unidades regionais na execução do plano, unindo a perspectiva de crescimento do fluxo de visitantes estrangeiros ao incentivo ao desenvolvimento dos empreendimentos do setor turístico em todo o país. Também foi uma oportunidade para apresentar um pouco do que a Agência disponibiliza de dados para empresas privadas, estados e municípios.

O evento acontece às vésperas da Semana do Futuro, maior evento de construção coletiva da entidade. A discussão foi conduzida pela gerente de Gestão de Gabinete da Embratur, Sáskia Lima de Castro, e pela coordenadora de Comércio, Serviços e Economias de Futuro do Sebrae, Ana Clévia Guerreiro.

O objetivo da apresentação foi disseminar o Plano Brasis e orientar o papel dos Sebrae das Unidades da Federação e do Sebrae Nacional na implementação do projeto. Construído pela Agência em parceria com o Ministério do Turismo e o Serviço Brasileiro de Apoio às Micro e Pequenas Empresas, o plano de marketing combina uma ideia de Brasil como um todo e ferramentas gerais com a especificidade de cada lugar, para uma promoção internacional unificada e que expresse a diversidade brasileira.

Sáskia Lima destacou que novas oportunidades que se abrem a partir da apresentação do plano de marketing na reunião. “É uma oportunidade ímpar poder apresentar o Plano Brasis a todos os gerentes de competitividade do Sebrae das unidades da federação e alinhar com eles a implementação do Plano, proporcionando uma maior sinergia de atuação e potencializando resultados positivos de atuação conjunta entre Embratur e Sebrae”, disse.

De acordo com Ana Clévia, a participação da Embratur no encontro de líderes foi estratégica por mostrar de forma prática a eficiência e as possibilidades do Plano Brasis a representantes d o Sebrae de todo o Brasil. “A Sáskia demonstrou como os Sebraes estaduais podem, no seu planejamento de 2026, potencializar as oportunidades de cada um dos seus estados por meio do nosso contrato. Apresentou o plano Brasis e a inteligência de dados que a Embratur usa para fazer esse trabalho que consegue gerar resultados ampliando a participação do Brasil no mercado internacional”, contou.

“E apresentou dados para tangibilizar que esse trabalho, mostrar que ele é mensurável. A ampliação do número de turistas impacta o território e isso é o interesse do Sebrae, porque o Sebrae tamém trabalha com o turismo, que é um dos setores econômicos que contribui com o desenvolvimento no território”, completou.

O Plano Brasis traz consigo a mensagem de um Brasil único, mas diverso em sua dimensão continental, sua pluralidade de povos, culturas, história e biomas, com muito a apresentar, oferecer e contribuir com o mundo. Liderada pela equipe técnica da Embratur, a nova estratégia de marketing turístico foi desenvolvida com a participação ativa de diversos atores, incluindo representantes do trade turístico nacional e internacional.

O lançamento acontece quando o país registra uma série de recordes de entrada de turistas internacionais e de entrada de divisas. De janeiro a agosto de 2025, o país recebeu 6,52 milhões de turistas internacionais. O resultado representa um crescimento de 46,6% em relação ao mesmo período de 2024. O volume de visitantes estrangeiros neste ano fica muito próximo do registrado em todo o ano passado, quando 6,77 milhões turistas de outros países vieram ao Brasil.

Os estados brasileiros também indicaram pontos focais que contribuíram diretamente para a construção do documento. Representantes das secretarias estaduais de turismo e dos Sebraes estaduais participaram do processo. Além de fazer apresentações como a desta terça, a Embratur está percorrendo as 27 UFs para debater o projeto com os governos estaduais e municipais e o trade turístico de cada região.

Semana do futuro

A reunião de gerentes de competitividade do Sebrae antecede a Semana do Futuro 2025, que debate os rumos do empreendedorismo no país. O evento é anual e tem enfoque, principalmente, em pequenos negócios. A última edição aconteceu em Salvador (BA), e reuniu centenas de profissionais em três dias de trocas e reflexões. A edição de 2025 contará com 19 palestras, 56 oficinas, salas temáticas e ações interativas que estimulam a conexão entre pessoas, territórios e futuros possíveis para o trabalho no Brasil.

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