
BUENOS AIRES – Porto Alegre participou da FIT Buenos Aires com uma agenda estratégica para reforçar sua posição no mercado internacional, especialmente no argentino, considerado prioritário pela proximidade cultural e geográfica.
A secretária de Turismo da capital gaúcha, Rafaela Brum, destacou a importância da ampliação de voos diretos, as novidades apresentadas no estande e o foco no turismo esportivo e de eventos como grandes motores para atrair visitantes.
Rafaela Brum lembrou que Porto Alegre participa há muitos anos da FIT e que o evento é parte essencial da estratégia de promoção do destino. “O turismo argentino é muito estratégico para nós. Além da proximidade cultural e da gastronomia, temos expectativas muito positivas com a ampliação dos voos diretos, que nos colocam a menos de duas horas de viagem de Buenos Aires. Também o turismo rodoviário segue sendo uma opção importante, permitindo que os visitantes conheçam outras cidades ao longo do caminho”, destacou.
Entre as ativações levadas à feira, o a presença da cidade chamou atenção pela aposta em produtos locais e ícones culturais. “Trouxemos a Maratona Internacional de Porto Alegre em parceria com uma marca esportiva, a dupla Gre-Nal — que é uma paixão dos argentinos, além de chocolates artesanais, cervejas premiadas e vinhos das cinco vinícolas urbanas que temos hoje na capital”, contou a diretora.
O turismo esportivo tem se consolidado como um dos principais atrativos da cidade. “Em Porto Alegre, temos de duas a três corridas de rua por final de semana. Além disso, recebemos provas de ciclismo, esportes náuticos, atividades de aventura na zona rural e contamos com a maior pista de skate da América Latina. Tudo isso fortalece nossa posição no cenário nacional de grandes eventos”, explicou Brum.
A agenda da cidade vai além do esporte, reunindo eventos de negócios e inovação como o South Summit, que trouxe grande visibilidade internacional, especialmente junto ao mercado espanhol.
Até o fim do ano, a secretaria se prepara para novas ações de capacitação e workshops no mercado argentino, além da participação em feiras nacionais e internacionais. Porto Alegre também aposta em eventos sazonais, como o Natal, que ganhará uma programação especial em 2025, e as celebrações de verão com atividades ao ar livre.
“Queremos que cada vez mais visitantes conheçam nossa cidade, que hoje se destaca tanto pela hospitalidade quanto pela intensidade de sua agenda cultural e esportiva”, concluiu Rafaela Brum.
O M&E viaja com apoio da Shift Mobilidade Corporativa e proteção GTA







