Brasília e Goiás formatam pacote turístico completo aproveitando stopover de voos
Karine Câmara, representante da Brasília Receptivo (Ana Azevedo/M&E)

BUENOS AIRES – Brasília e Goiás passam a oferecer um produto turístico integrado, combinando a capital federal com destinos do estado vizinho, com roteiros já precificados para operadoras e aproveitamento de voos com stopover.

A iniciativa será oficialmente lançada na Abav Expo, no dia 8 de outubro, e é fruto da parceria entre Brasília Receptivo, Goiás Receptivo, Secretaria de Turismo de Goiás, Convention & Visitors Bureau de Brasília e o Aeroporto de Brasília.

O objetivo é transformar a região em um destino de interesse ampliado para turistas brasileiros e estrangeiros, oferecendo experiências que vão de congressos e eventos a roteiros de natureza e cultura. 

“Hoje temos um produto precificado, pronto para que os turistas possam vir e ter esse roteiro completo desde o aeroporto, com passeios, guias, gastronomia, cultura e hospedagem”, afirmou Karine Câmara, representante da Brasília Receptivo.

O produto stopover permite que viajantes que chegam por voos da Gol e da Latam façam uma parada estratégica em Brasília antes de seguir para outros destinos, aproveitando até três dias para conhecer a cidade e os arredores de Goiás. 

Entre os pontos visitáveis estão a Chapada dos Veadeiros, Terra Ronca, Pirinópolis, Cristalina, Formosa, Cocalzinho, Luziânia e Goiânia, além de roteiros temáticos como a Rota da Cachaça, Rota do Vinho, City Tour gratuito em Brasília e experiências de gastronomia e cultura local.

Além da capital, Goiânia se destaca como polo gastronômico e cultural, com roteiros de arquitetura Art Déco, festas sertanejas e produção local de cervejas artesanais. 

Já Pirenópolis oferece cachoeiras, cultura local e vinícolas, enquanto Terra Ronca e Mambaí ampliam as experiências de ecoturismo e aventura. O Bali Parque em Formosa e a Fazenda JK em Lusiania integram o roteiro histórico e de lazer.

Eventos 

Eventos e congressos também são parte da estratégia. Brasília tem ampliado sua captação nacional e internacional, enquanto Goiás receberá o MotoGP em 2026, consolidando o estado como destino de grandes eventos. A integração permite que turistas que participam de eventos aproveitem o tempo extra para explorar a região de forma planejada e organizada.

Karine Câmara ressalta que a integração entre receptivos, órgãos de turismo e aeroporto é o diferencial para consolidar o destino. “A Brasília Receptivo e a Goiás Receptivo vieram justamente conectar tudo isso em um produto de prateleira, funcional e pronto para o mercado”, concluiu.

*O M&E viaja com proteção da GTA e apoio da Shift Mobilidade Corporativa.