Giulliana Mesquita, da Azul Viagens
Giulliana Mesquita, da Azul Viagens (Ana Azevedo/M&E)

RIO DE JANEIRO — A Azul Viagens registrou crescimento de 20% nas vendas acumuladas até setembro, em comparação com o mesmo período do ano anterior. Mesmo durante o processo de reestruturação financeira da companhia aérea Azul, a operadora manteve ritmo de expansão e ampliou sua presença nos mercados nacional e internacional.

Segundo Giulliana Mesquita, gerente-geral da Azul Viagens, o avanço reflete a consistência das parcerias comerciais e o foco na diversificação de produtos. “Crescemos 16% em receita no nacional e 36% no internacional. O destaque internacional ficou para Orlando, com alta de 55%, e Espanha, com aumento de 96%”, afirmou.

Entre os destinos nacionais, a Serra Gaúcha apresentou crescimento de 62% em relação a 2023, enquanto o Espírito Santo avançou quase 50%, impulsionado pela consolidação do destino como opção de lazer.

Para a alta temporada de verão, a Azul Viagens aposta nos voos dedicados. A operadora ampliou em 386% as operações com origem em Congonhas e em 69% no total geral, passando de 185 para 312 voos semanais. Os principais destaques de destino são Salvador, com aumento de 540%, e Porto Alegre, com 325% de crescimento frente à última temporada.

No canal de vendas, os números também são positivos. De acordo com Patrícia Gomes, gerente sênior comercial, o segmento de agências cresceu 19% em faturamento e 12% em volume de emissão. Já as lojas da Azul registraram 26% de avanço no faturamento e 13% de crescimento entre as unidades já existentes.

“O Nordeste foi a região que mais cresceu como origem, com 46% de aumento em vendas por agências e 98% em lojas”, disse Patrícia.

A Azul Viagens deve encerrar o ano com 27 lojas abertas em todo o país. O modelo de representação — sem franquias — e a força da marca foram apontados pela executiva como fatores determinantes para o resultado.

*O M&E viaja com apoio da C2Rio e proteção GTA.