Visit USA Act: Legisladores lançam projeto para recuperar verba do Brand USA
Geoff Freeman, CEO da US Travel Association (Reprodução/Ian Wagreich)

Dois legisladores nos EUA propuseram um projeto de lei para restaurar o financiamento da Brand USA, a entidade responsável por promover os Estados Unidos como destino turístico. Chamada de Visit USA Act, a iniciativa prevê a restituição de recursos que haviam sido cortados para a agência, usando parte das taxas do sistema ESTA (autorização de viagem dos visitantes) para garantir o orçamento.

Esse esforço de restauração vem em um momento estratégico com a proximidade da Copa do Mundo de 2026. Os defensores do projeto argumentam que um Brand USA bem financiado é essencial para atrair turistas internacionais e impulsionar a economia local.

Em apoio à medida, a U.S. Travel Association fiz que restaurar o financiamento permitirá que a Brand USA amplie suas campanhas de marketing global, gere mais demanda de visitantes e fortaleça o país como destino competitivo.

A própria organização já declarou que precisará “recalibrar” suas estratégias de promoção internacional por causa do corte de seu orçamento federal de US$ 100 milhões para apenas US$ 20 milhões. Para a indústria do turismo, o desfalque é visto não só como uma maneira de promover os EUA no mundo, mas também como um investimento que pode gerar bilhões em gastos de visitantes estrangeiros, além de apoiar empregos importantes no setor.