Câmbio:

Idiomas:

Érica Drumond apresenta resultados da política estadual de turismo

.
.
A secretária de Estado de Turismo; Érica Drumond; apresentou os resultados de sua gestão frente à Secretaria de Estado de Turismo de Minas Gerais (Setur MG) durante a sétima Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Turismo; realizada nesta quinta-feira (16/12); em Belo Horizonte.
 
“Sabemos que avançamos muito; mas no governo; a sensação é que devemos fazer mais a cada dia. Confio na continuidade que o Conselho dará; orientando e propondo as ações da Política Publica do Turismo de Minas Gerais”; afirmou.
 
A secretária salientou que uma das maiores conquistas para os municípios mineiros foi a inclusão do critério Turismo na distribuição de parcela de retorno do ICMS. “Pela primeira vez na história da economia brasileira; os municípios mineiros terão incentivo financeiro para trabalharem a sua gestão turística”; frisou.
 
Em 2010; a Setur deu continuidade às ações de desenvolvimento turístico regional; por meio das Associações dos Circuitos Turísticos. “Hoje; o Estado conta com 46 Associações certificadas pelo Governo de Minas. De quatro anos para cá; já investimos R$ 2;7 milhões de reais para o fortalecimento de nossas instâncias de governança”; disse.
 
Sobre a política de promoção e apoio à comercialização; Érica Drumond afirmou que merecem destaque a captação de quatro voos internacionais a partir do Aeroporto Internacional Tancredo Neves. Foram instalados; em 2008; três novas rotas ligando Belo Horizonte a Lisboa; Panamá e Miami; operados pela TAP; Copa Airlines e American Airlines; respectivamente. Em dezembro deste ano; uma nova linha aérea ligando Belo Horizonte a Miami; passou a ser operada pela Tam.
A secretária destacou que um dos grandes legados da gestão é o recém lançado Portal do Turismo Mineiro; que estará totalmente ativo no primeiro semestre de 2011 para que todos os destinos turísticos mineiros possam inserir suas informações; roteiros e produtos online.
 
Este ano; foram estruturados dois produtos turísticos; a Trilha Real e a Vila Real; ambos inseridos na Estrada Real. Nos quatro últimos anos houve um aumento do número de operadores que comercializam o destino Minas Gerais; saltando de 17 em 2008 para 30 nacionais e 87 internacionais; em 2010.  A meta é ofertar roteiros variados dentro da diversidade cultural; natural e histórica que Minas Gerais oferece. Neste sentido; 130 empresas de receptivo turístico foram capacitadas para diversificar e ampliar a oferta turística do Estado.
 
“Estamos profissionalizando e fortalecendo nossos receptivos para um atendimento de excelência ao turista”; salientou Érica Drumond. Por meio do Programa Minas Recebe foram elaborados 101 novos produtos e atividades; além de cinco roteiros integrados no Estado.
 

Érica Drumond apresenta o balanço de gestão durante 7ª Reunião Ordinária do Conselho Estadual de Turismo

Tópicos relacionados