A capital gaúcha entra formalmente no roteiro do turismo médico internacional com a assinatura do estatuto de criação da Porto Alegre Health Care Cluster; entidade jurídica para profissionalizar a gestão do turismo de saúde. O Conselho Deliberativo da entidade oficializada nesta sexta-feira (17/12) formada pela Federasul; Secretaria Municipal de Turismo (SMTUR) com os hospitais Moinhos de Vento; Santa Casa; São Lucas da PUCRS e Mãe de Deus; será presidida pelo coordenador da Divisão de Serviços da Federasul; Carlos Biedermann. “A entidade irá colocar Porto Alegre no centro do mapa do turismo médico mundial; para tratamento de serviço de excelência em saúde”; avaliou o presidente do Conselho Deliberativo.
O Cluster inicia com quatro hospitais considerados de atendimento globalizado; com certificação; e que cumprem os critérios internacionais de procedimentos. “Num segundo momento; teremos outros hospitais de excelência no roteiro; assim como instituições da área”; informou Biedermann; explicando que eles ingressarão na entidade a partir do cumprimento de normas e padrões e aprovação. A entidade será dirigida por um CEO; que deverá ser contratado em janeiro e vai coordenar o planejamento estratégico; com as metas a serem cumpridas.
De acordo com o secretário Municipal de Turismo; Luiz Fernando Moraes; Porto Alegre já é destaque no turismo de eventos e negócios. “A cidade decidiu que apostaria nessa direção e deu certo”; comemorou Moraes. Em relação ao segmento de turismo médico; o secretário observou que esse é um mercado fantástico; que envolve bilhões de dólares no mundo e no qual o Brasil apenas engatinha. “Contamos com os maiores hospitais; que são referência em qualidade; e precisamos investir recursos; energia e gente para fazer acontecer de verdade”; argumentou em relação à consolidação do projeto.