
Em sua primeira participação na Fitur; principal feira de turismo da Espanha e uma das maiores e mais importantes do mundo; que começa amanhã; em Madri; e segue até domingo; dia 23; Mário Moysés; presidente da Embratur; anunciou que o estande cooperado do Brasil receberá algumas modificações a partir da feira ITB; da Alemanha; que acontece em março; em Berlim. O executivo falou também durante reunião do cooperado brasileiro; na Ifema; onde acontece a feira; da ampliação das ações visando o público final e novos mercados internacionais.
Aproveitando a realização da Fitur; o executivo falou da mídia exterior que está sendo realizada; como o envelopamento de 18 ônibus e um prédio no centro da cidade. Os veículos estão com os motivos da Amazônia e o prédio; o Rio de Janeiro; dentro da campanha “Brasil te chama”. Ele ressaltou ainda o novo voo da Iberia; que vai ligar Madri a Fortaleza e Recife. “As companhias aéreas têm mostrado interesse no Brasil e também em ampliar a oferta de voos”; disse.
Moysés falou das metas da Embratur para 2011. De acordo com ele; em 2010 foram trabalhadas 189 atividades. Para este ano o planejamento deve atingir 266 ações; passando de 34 para 40 mercados. “Vamos incorporar alguns mercados do leste; como a Turquia; além da China e faremos mais ações voltadas ao público final”; disse. Ele explicou que em 2010 foi feita apenas uma ação de vulto para o público final; durante a Copa da África do Sul; na Casa Brasil. Para este ano a meta inicial é de 16 ações visando este mercado. E garantiu que não faltarão recursos do orçamento; mesmo que haja algum contingenciamento.
Ainda segundo ele; a Embratur vai reforçar na promoção externa a diversidade dos produtos turísticos brasileiros para diferentes mercados e segmentos. “Vamos mostrar através da promoção internacional a qualidade do produto turístico brasileiro; que é vivo e complexo; com grande diversidade”; disse.
Moysés comentou ainda os números do turismo brasileiro: “Estamos estacionados há três anos em cerca de cinco milhões de turistas estrangeiros que ingressaram no Brasil. Por sua vez; a entrada de divisas tem crescido repetidamente; o que é bom; mas temos o desafio de ampliar a visitação de turistas internacionais para oito milhões até os Jogos Olímpicos de 2016 e dobrar o número atual até 2020; triplicando a entrada de divisas”.
O presidente da Embratur ressaltou que o Instituto vai manter seu quadro técnico nesta nova gestão; além do diálogo permanente com o setor privado. Ele disse ainda que a Embratur vai percorrer os estados e conversar com os novos secretários de turismo para mostrar as ações e estratégias e reforçar o que pode ser feito nos mercados emissores. “Nosso planejamento para 2011 nos principais mercados emissores deve ter ações praticamente o ano todo”.
Já o diretor de Produtos e Destinos da Embratur; Marcelo Pedroso; detalhou um pouco mais como será o novo estande do Brasil nas feiras internacionais; a partir da ITB; de Berlim; em março. Naquilo que ele chamou de “lifting básico”; a estrutura do estande será mantida; mas algumas modificações serão implementadas em determinados elementos. A modernização inclui a troca do formato das mesas dos módulos dos expositores; que passarão a ser retas; sem curvas e arredondamentos nos cantos. “Também vamos melhorar a visibilidade da sinalização e identificação dos estados; mas ainda estamos estudando como fazer isso”; informou.
Uma alteração que já está definida é a retirada dos displays com imagens de pessoas ao lado das mesas dos expositores. “Vamos mudar as divisórias laterais por outras mais baixas melhorando a visibilidade dos que ficam nas mesas”; disse.
Em relação às ações voltadas ao público final; Pedroso disse que a Embratur está com uma parceria praticamente fechada com a Finep; com o objetivo de levar para o estande novas ações e atrações que possam promover uma maior interação com o público final; como projetos de tecnologia. Como exemplo; ele citou o simulador que foi usado na Casa Brasil; durante a Copa da África; quando os visitantes faziam um passeio virtual de voo livre pelo Rio de Janeiro; experimentando inclusive algumas sensações; como a do vento. “Queremos fazer o público ficar mais tempo no estande e ter maiores possibilidades de contato”; explicou.
EBT da Espanha – Fernanda Hummel; também presente à reunião; informou que agora integra o quadro da Embratur e não é mais a executiva do EBT da Espanha. Para o cargo foi indicada Aline Cesar; que chega amanhã à Madri; para participar da Fitur. Segundo Fernanda; a nova consultora vai ficar em Brasília; conforme novo modelo de trabalho dos EBT’s; mas virá para a Espanha com freqüência.
Fernanda explicou ainda que o Brasil vai voltar a participar da feira Saló Internacional del Turisme a Catalunya (SITC); de forma que voltará a atuar com força no mercado catalão. Para tanto ela citou pesquisa do ente de Turismo da Espanha que destacou o mercado da Catalunia como o de maior emissão de turistas espanhóis para o exterior. “Faremos; ainda; um esforço maior na divulgação dos segmentos de Ecoturismo; Golfe e Patrimônios; que estão em alta para o mercado espanhol; além disso; ampliaremos nosso apoio aos catálogos de operadores; especialmente aqueles dedicados ao Brasil”.
Outras ações para o mercado espanhol incluem levar formadores de opinião para participarem de vários eventos no Brasil; como a Flip; de Paraty; a Fórmula 1 e o Rock In Rio. Também compuseram a mesa Alessandra Piva; gerente de Promoção e Tiago Diniz; da Diretoria de Marketing da Embratur.
A Fitur começa amanhã; dia 19; e segue até domingo; dia 23. O MERCADO & EVENTOS e a FOLHA DO TURISMO são o único veículo da mídia especializada presente ao evento com estande próprio; distribuindo gratuitamente aos profissionais e público 15 mil exemplares de uma revista especialmente produzida para a Fitur; sobre diversos destinos e produtos turísticos brasileiros. A edição pode também ser vista no site do M&E; no ambiente das edições digitais. A cobertura completa da Fitur 2011; com matérias; galerias de fotos e entrevistas em vídeo você acompanha no nosso site.
Mário Moysés