A Prefeitura do Rio; através da Riotur; manifestou em nota o seu reconhecimento ao apoio dado pelas empresas Banco Bradesco; Supermercados Guanabara; Schincariol; Nestlé; TIM e Procter & Gamble; às escolas de samba do Grupo Especial atingidas pelo incêndio na Cidade do Samba. Grande Rio; a mais prejudicada; receberá R$ 1;5 milhão; Portela e União da Ilha; R$ 750 mil cada; para ajudar na reconstrução de fantasias e alegorias perdidas.
Graças à contribuição desses parceiros da iniciativa privada; as três escolas terão condições de apresentar seu espetáculo na Sapucaí sem a necessidade de a Prefeitura aportar recursos públicos.
A Prefeitura também não precisará arcar com a reforma da Cidade do Samba; já que as despesas para a reconstrução dos barracões ficarão sob responsabilidade da Liga Independente das Escolas de Samba; que utilizará os recursos do seguro contratado. As intervenções emergenciais para eliminar todo tipo de risco no local já estão sendo executadas pelos órgãos municipais; que lá permanecem desde o dia do incêndio.